Para o desentupimento de pias do banheiro ou da cozinha, o uso de luvas de borracha é recomendado
Para o desentupimento de pias do banheiro ou da cozinha, o uso de luvas de borracha é recomendado | Foto: Fotos: Shutterstock



Imóveis necessitam de pequenos reparos periodicamente para manter a funcionalidade e o conforto. Pias entupidas e lâmpadas queimadas podem ser um problema, mas de fácil solução. Seguindo dicas simples é possível colocar em prática a resolução de problemas da casa, inclusive sem a necessidade de contratação de um profissional.

Antes de resolver os problemas da casa, deve-se ficar atento para o grau de dificuldade da situação e utilizar os materiais adequados para o reparo. Caso a situação envolva louças ou metais do banheiro ou da cozinha, é necessário desligar o registro geral para evitar vazamentos. "Silicone, fita teflon, anéis de vedação e rejuntamento são os melhores aliados e evitam transtornos", conta a arquiteta Vanessa de Mani, consultora da Telhanorte.

Para o desentupimento de pias do banheiro ou da cozinha, por exemplo, o uso de luvas de borracha é recomendado. "Desatarraxe o copo abaixo da pia e elimine o resíduo que encontrar. Depois, lave o copo e o encaixe novamente", ensina a arquiteta.

No caso das torneiras pingando, há dois motivos que podem ocasionar esse problema: ou é a torneira ou a rosca de borracha que faz a vedação. "Para o reparo, utilize um alicate para retirar o pino superior da torneira. Agora, com uma chave de fenda, retire a parte superior da torneira e faça a substituição da rosca de vedação se estiver solta. Se não estiver, substitua a torneira. Reinstale a parte superior com um alicate, aperte o parafuso interno com uma chave e rosqueie o pino superior", explica Vanessa.

Já nos reparos elétricos, a arquiteta ressalta: "É obrigatório desligar a chave geral no quadro de energia, que geralmente fica na cozinha ou na entrada da casa".

No caso das lâmpadas, os reparos são bem simples. "Retire a lâmpada queimada, desrosqueando no sentido anti-horário. Agora, rosqueie a lâmpada nova no sentido horário. Religue a chave e teste a luz, acionando o interruptor. Simples e prático", observa a consultora.

Além das lâmpadas, também é necessário tomar alguns cuidados na hora de trocar o lustre. "Para isso, utilize um alicate para descascar as pontas dos fios que saem do lustre e do teto. Depois, junte as pontas de um dos fios do teto com um fio do lustre. É necessária a formação de dois pares. Enrole os fios em fita isolante para que fiquem bem presos, lembrando sempre de cobrir todo o metal. Parafuse a base do novo lustre, utilizando os parafusos que acompanham a peça", explica.

Nos reparos elétricos, é obrigatório desligar a chave geral no quadro de energia
Nos reparos elétricos, é obrigatório desligar a chave geral no quadro de energia



Além dos reparos na parte elétrica e de louças, o acabamento também pode precisar de alguns consertos, pois pode ser danificado por infiltrações e vazamentos. Portanto, na hora de pendurar quadros, pintar paredes e reparar o rejunte, alguns cuidados precisam ser tomados.

De acordo com a arquiteta, a primeira coisa a fazer é escolher a ferramenta adequada. O martelo e o prego devem ser usados para pendurar objetos leves, enquanto a furadeira é indicada para objetos mais pesados. "Nesse caso, primeiro forre o chão com jornal. Em seguida, cole uma fita crepe no local do furo e faça uma marca com um lápis. Encaixe a broca na furadeira e faça um furo em um ângulo reto, segurando a furadeira de maneira firme. Encaixe-a no furo com o auxílio de um martelo. Agora, com uma chave de fenda, instale o parafuso até sentir firmeza. Pronto, agora é só pendurar o quadro."

Grande parte dos problemas da casa pode ser resolvida sem a necessidade de contratação de um profissional
Grande parte dos problemas da casa pode ser resolvida sem a necessidade de contratação de um profissional



Além de todos esses reparos e ajustes, o imóvel pode ocasionalmente necessitar de limpezas em calhas, que podem causar danos à estrutura da casa, por conta das possíveis infiltrações. A limpeza é um serviço relativamente simples, porém requer muita atenção e cuidado. "É necessário utilizar uma escada firme para subir até a calha. O telhado também não pode estar úmido, pois pode ser perigoso. Depois de todas essas verificações, utilize uma luva para retirar todas as sujeiras e resíduos que estiverem na calha. Com uma mangueira, enxágue com água", destaca Vanessa. Recomenda-se realizar todo esse processo de seis em seis meses.