Jardins verticais e vegetação espalhada pelos ambientes dificultam a passagem do calor e ainda deixam os espaços mais bonitos e decorados
Jardins verticais e vegetação espalhada pelos ambientes dificultam a passagem do calor e ainda deixam os espaços mais bonitos e decorados | Foto: Shutterstock



Plantas dentro e fora de casa ajudam a resfriar os ambientes, pois garantem o sombreamento e a troca de gases. Fontes e espelhos d’ água umidificam os espaços. Mas a arquiteta e paisagista Ana Flávia Alves diz que é preciso atenção na hora de usar a vegetação pensando no conforto térmico. Segundo ela, para conseguir modificar um microclima é necessário ter pelo menos cinco espécies diferentes de plantas no mesmo local. "Não adianta fazer um jardim vertical só de samambaias", exemplifica.
O ideal é que o paisagismo seja pensado juntamente com o projeto arquitetônico, para que, durante a construção, já sejam preparados os pontos de irrigação e iluminação. Mas esta não é uma regra. Também é possível planejar elementos de jardinagem depois que a casa estiver pronta. Jardins verticais, árvores e vegetação espalhada pelos ambientes internos e externos dificultam a passagem do calor e ainda contribuem para deixar os espaços mais bonitos e decorados.
É importante lembrar que o plantio de árvores na calçada deve ser feito com autorização da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e que existe uma lei que prevê que os terrenos mantenham pelo menos 20% de área permeável. Mas é claro que quanto maior a área verde melhor, principalmente para a drenagem de água. Telhados e coberturas verdes, com vegetação rasteira ou jardins já são realidade em grandes cidades pelo mundo. Mas quem não pode investir grandes quantias neste tipo de estrutura, pode optar pelos conhecidos jardins verticais.
As "paredes verdes" podem ser instaladas tanto dentro como fora das residências e há opções para todos os gostos e bolsos. Ana Flávia afirma que hoje já é possível comprar estruturas prontas, inclusive com sistemas de irrigação próprios, mas também dá para fazer o próprio jardim com materiais baratos, como pallets de madeira, placas de fibra de coco e até garrafas pet.
Estes jardins cabem em ambientes como sala, cozinha e até banheiros. A manutenção é simples, garante a paisagista. Basta irrigar, adubar e podar quando necessário. "Só não adianta achar que o jardim vertical é perene. De tempos em tempos é necessário trocar as plantas", avisa a arquiteta. Outra dica importante é garantir a dedetização periódica da residência para afastar os insetos. (A.S.)