Quem não é da área de engenharia talvez nem tenha ideia da quantidade de cálculos que é necessário fazer para levantar uma construção, seja residencial, comercial ou industrial. Como se pode imaginar, alcançar números precisos demanda tempo e qualquer erro pode significar grandes prejuízos para a obra. Pensando em facilitar a vida de técnicos e engenheiros eletricistas, duas empresas paranaenses - Engerey Montagem de Painéis Elétricos e Reymaster Materiais Elétricos - lançaram o aplicativo Be-a-Bá Mobile, que promete agilizar o trabalho desses profissionais ao oferecer precisão em dimensionamentos e cálculos.

O engenheiro eletricista e idealizador do aplicativo, Fábio Amaral, explica que a versão digital foi criada para complementar o guia prático de bolso impresso - Be-a-Bá da Elétrica -, que existe desde 2003 e é atualizado a cada dois anos. Na sexta edição, lançada no final de 2015, o conteúdo passou por uma reestruturação e foi criado um guia on-line para consultas rápidas e a possibilidade de realizar cálculos de barramentos e dimensionamentos de fios e cabos em tempo real. O aplicativo é gratuito, roda em modo off-line, e está disponível para download nas lojas Apple Store e Google Play. A ferramenta digital já foi baixada por 18,5 mil pessoas de mais de 40 países.

Amaral conta que a ideia de reunir em um único material um compilado de catálogos e manuais técnicos de vários fabricantes, conceitos, normas, diagramas e tabelas de equivalências e especificações, surgiu quando ele começou a trabalhar na área, há cerca de 13 anos. "Na época era difícil porque, para dimensionar um produto, precisávamos consultar vários materiais e nem sempre tínhamos certeza de que eles eram realmente confiáveis. Perdíamos muito tempo", afirmou.

Com a publicação em mãos, o eletricista não precisa mais entrar nos sites de cada fabricante, acessar diversas normas e cruzar informações para conseguir fazer os cálculos necessários. Além disso, consegue dimensionar melhor a quantidade de material que precisará para cada instalação, o que evita o desperdício de dinheiro na obra. O guia é utilizado por estudantes da área elétrica como fonte de pesquisa para trabalhos escolares e por profissionais para atualização e consulta de conteúdo teórico. Fábio Amaral ressalta que a publicação é voltada exclusivamente para especialistas da área e não deve ser usado por leigos.

PRATICIDADE

O estudante do primeiro ano de Engenharia Elétrica da Unopar, Pedro Henrique Fernandes Custódio, de 17 anos, conheceu o guia pela internet e já encomendou e recebeu o seu em casa. "Achei muito prática a versão impressa", contou. Em entrevista à FOLHA ele confessou ainda não ter baixado a versão mobile do material e, apesar de não descartar o uso do aplicativo, explicou por que prefere carregar o guia de bolso: "o celular pode nos deixar na mão".

Já o eletricista Nelson Massayuki Hayashi disse que baixou o aplicativo no celular por indicação do genro, que é engenheiro da Copel. Ele confessa que, como auxiliar, não é responsável pelos cálculos e dimensionamentos das instalações, mas disse que usa o guia como fonte de consulta e um "tira-dúvidas". "Acredito que para os profissionais que fazem quadros elétricos o aplicativo é bastante útil", avaliou. Hayashi brinca que, antes de conhecer o material, sua fonte de consulta era o genro. Agora, tem tudo o que precisa na palma da mão.