Três projetos com sugestões para a revitalização do Lago Igapó 2, premiados no concurso cultural "Projetando Londrina", organizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFil (Centro Universitário Filadélfia) em parceria com a Vectra Construtora, devem ser disponibilizados em breve ao Ippul. Participaram dos trabalhos alunos de todas as séries da graduação. O objetivo era propor intervenções para melhorar a mobilidade e acessibilidade, corrigir falhas, dar um novo visual e oferecer mais qualidade de vida aos frequentadores do espaço. O resultado do concurso foi divulgado no final de maio.

O professor e coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFil, Ivan Prado Junior, diz que o concurso foi importante porque trouxe visibilidade aos projetos urbanísticos desenvolvidos na academia que, dificilmente, ganham projeção. "Sempre fazemos trabalhos pensando em Londrina", conta. Segundo o coordenador, a viabilidade das propostas foi um dos critérios analisados pela comissão julgadora. "Claro que a ousadia é necessária como experimentação, mas a maioria dos projetos leva em conta a possibilidade de execução", explica.

Prado confirmou ter recebido um termo de cooperação para que os projetos sejam compartilhados com o Ippul. "Estamos discutindo com a comissão organizadora do concurso a forma como podemos fazer o encaminhamento", diz. Para o professor, essa é uma boa oportunidade de aproximar a universidade do poder público. O presidente do Ippul, Nado Ribeirete, confirma o interesse nos trabalhos e diz que o órgão está aberto a sugestões da comunidade. "Fizemos o pedido e vamos analisar se os projetos atendem questões técnicas e também ver qual o nível de detalhamento das propostas", conta.

O coordenador de comunicação da Vectra Construtora, Fábio Mansano, afirma que a ideia do concurso é discutir soluções para o espaço urbano de Londrina. "Precisamos estimular os alunos a pensarem a cidade. Nós bancamos a ideia porque temos interesse no desenvolvimento dos futuros arquitetos", justifica. Mansano ressalta que a construtora ficou muito satisfeita com o resultado. Segundo ele, os estudantes fotografaram o lago, mediram todo o mobiliário, se debruçaram sobre os projetos. Os três trabalhos vencedores estão em exposição na Vectra Store (Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.225) e poderão ser conferidos diariamente, das 9h às 18h, até agosto.

Entre as ideias apresentadas pelos futuros arquitetos estão a criação de outros acessos e a construção de um grande deque no aterro; a transposição da Avenida Ayrton Senna para que os lagos, hoje separados pela movimentada avenida, se unam; alguns estudantes também propuseram criar ambientes para a realização de atividades culturais, com cobertura, arquibancada, banheiros. "A intenção é que, em futuras edições do concurso, sejam propostas soluções para outros espaços de Londrina, como a zona norte e o próprio Terminal Urbano, por exemplo", adianta Mansano. (A.S.)