Há cinco anos, a Eco Educativa Recreação e Eventos realiza colônias de férias em Londrina. Este é o segundo ano que a empresa promove as atividades dentro de condomínios, segundo o educador físico e proprietário do negócio, Jefferson Calisto da Silva. "Acaba sendo mais prático para os pais, que não precisam levar e buscar as crianças", justifica. Ele acrescenta ainda que, por conta da estrutura de lazer – com quadras esportivas, piscinas, salões de festas, brinquedotecas - mesmo com chuva é possível adequar a programação.
Silva esclarece, porém, que o objetivo das colônias de férias não é "cuidar" das crianças na ausência das famílias, mas retirá-las do isolamento social. "Promover atividades que não envolvam internet ou videogame, que incentivam o convívio em grupo, novas amizades e garantem muita diversão", complementa. Além de brincadeiras, como pega-pega e guerra de bexigas, a Eco Educativa também desenvolve atividades ligadas à responsabilidade ambiental, com temas como reciclagem e combate à dengue. Questionado se não dá muito trabalho dar conta de tanta criança ao mesmo tempo, o educador responde: "Quando a gente gosta do que faz e está bem preparado, acaba sendo fácil e muito prazeroso".
O Torre Alicante é um dos condomínios que adotam a atividade para os pequenos moradores. O administrador do prédio, Eraldo Rodrigues Boas, diz que a colônia de férias no edifício já está na sexta edição e ocorre não apenas durante os longos períodos de recesso escolar, mas também em feriados prolongados e Dia das Crianças. Segundo Boas, a negociação é feita diretamente entre morador e a empresa de recreação. O condomínio faz a ponte entre ambos, cede o espaço, acompanha as atividades e oferece o suporte necessário.
"Demarcamos um perímetro, uma área que não oferece riscos às crianças e nem compromete a rotina do prédio", conta. O salão de festas fica como ponto de encontro para o piquenique. O sucesso é tão grande que o condomínio tem sido procurado por moradores de prédios vizinhos. "Costumamos dar certa abertura, permitindo que um morador traga um convidado", confessa. As vantagens das colônias de férias, segundo ele, são muitas, tanto para os pais, que podem sair para o trabalho tranquilos, como para os filhos, que não veem mais os dias de folga passarem em branco, trancados dentro de casa. (A.S.)