Determinar o horário de término é um excelente recurso para atrair condôminos atarefados que precisam ter a certeza de que a assembleia condominial não será exaustiva e pouco resolutiva.
Aldo Araújo Júnior, autor do site "Doutor Condomínio", sugere em artigo publicado em seu próprio site que se estipule tempo para cada um dos assuntos a serem tratados nas reuniões. O analista jurídico sênior do Secovi, Danilo Serra Gonçalves, afirma que a ideia é interessante, mas que este modelo deve estar previsto na convenção do condomínio e, dessa forma, sempre nortear as assembleias.
Araújo sugere que a eleição para síndico não deve durar mais do que 30 minutos em caso de novas eleições. "Em reeleições, o tempo pode até ser menor", destaca em artigo. Para prestação de contas, o tempo sugerido é de 45 minutos. Previsão orçamentária, 60 minutos. O tempo maior se dá pela necessidade de uma análise muito detalhada e de impacto financeiro, que requer esclarecimentos de todos os pontos e aspectos financeiros. Já a aprovação de uma taxa extra não deve demorar mais do que 25 minutos. "Normalmente este assunto é analisado previamente pelos conselheiros e na assembleia os condôminos ratificam."
As medidas, segundo o "doutor Condomínio", viabilizam uma assembleia mais objetiva, que proporciona a tomada de decisões sem que muitos saiam do recinto sem participar das discussões. Para Danilo Serra Gonçalves, é dever do síndico fazer cumprir o que é previamente determinado, seja o tempo da discussão ou as regras descritas no regimento interno. "Cabe ao síndico e à comissão fazer cumprir tudo isso. É importante lembrar que são eles que fazem cumprir a lei na área interna do condomínio. São eles os responsáveis por estipular e fazer cumprir as regras." (T.S.)