O caso da mulher que sofreu uma tentativa de estupro dentro de um ônibus do transporte coletivo, na manhã de quarta-feira (18) em Londrina, chamou atenção, principalmente por causa da coragem da vítima que denunciou o caso imediatamente, o que levou o motorista e os vigilantes do Terminal Central a adotarem as medidas de segurança necessárias para detenção do suspeito.

O acusado de 21 anos teve prisão decretada por tempo indeterminado após o flagrante, em decisão tomada na audiência de custódia, realizada nesta quinta-feira (19).

LEIA MAIS
Justiça decreta prisão preventiva de homem que abusou de mulher em ônibus em Londrina
'Fiz por mim e pelas outras mulheres' diz vítima de assédio sexual em ônibus

Imagem ilustrativa da imagem Vítimas de assédio em ônibus devem denunciar imediatamente, orienta delegada
| Foto: Shutterstock



Em entrevista à FOLHA, a responsável pela Delegacia da Mulher, Geanne dos Santos Timóteo, lembrou que pouquíssimos casos de abuso sexual ocorridos em ônibus ou nas ruas são registrados. De acordo com ela, o receio e a vergonha impedem a vítima de procurar ajuda no momento do crime. "Em um ônibus lotado, a mulher se sente exposta e pode ter medo de ser julgada. Depois do assédio, a pessoa não faz a denúncia e isso não chega até a polícia", explicou.

Ela lembrou que antes do caso registrado nesta semana apenas uma vítima procurou a Delegacia da Mulher por causa de "importunação ofensiva" dentro do transporte coletivo em Londrina. "Como a denúncia foi registrada dias depois, não foi possível identificar o suspeito. Se for a mesma pessoa presa em flagrante, vamos verificar a possibilidade de incluir mais uma vítima no mesmo inquérito", comentou.

A delegada ainda destacou que o caso da quarta-feira (18) não chegou até a Delegacia da Mulher por causa da denúncia imediata da vítima. O suspeito foi detido na Central de Flagrantes e o caso encaminhado para o Judiciário, que determinou a prisão preventiva.