A artista plástica Vanda Pepiliasco, condenada pela morte da empregada Cleonice Fátima Rosa, à época com 22 anos, em um apartamento no centro de Londrina, foi presa na manhã desta quinta-feira (1º), em Cuiabá (MT). O crime ocorreu em 10 de julho de 1993, na Rua Goiás.
Vanda foi a júri popular em maio de 2015. Na ocasião, o Ministério Público e a defesa recorreram e a pena dela foi revisada pelo Tribunal de Justiça. Inicialmente, foi condenada em oito anos e seis meses de prisão a ser cumprida em regime inicial fechado. "Desta decisão tanto a defesa quanto a acusação interpuseram recurso de apelação, tendo o Tribunal de Justiça dado parcial provimento aos apelos, readequando e reduzindo a pena para 8 anos e 4 meses de reclusão, mantendo o regime inicial fechado", segundo consta no processo processo. Mas no final de mês de julho, a defesa de Vanda conseguiu um habeas corpus.
De acordo com o promotor responsável pelo caso, Ricardo Alves Domingues, o novo mandado foi expedido devido ao novo entendimento do Supremo Tribunal Federal em relação às prisões de condenados em segunda instância. Vanda vai começar a cumprir a pena em Londrina, mas ainda não há informações de quando ela será trazida à cidade.
A decisão do STF foi mantida no dia 5 de outubro deste ano. Em fevereiro, o STF revisou a jurisprudência para admitir que o princípio constitucional da presunção de inocência cessa após a confirmação da sentença pela segunda instância. A reportagem tentou contato com o advogado de defesa de Vanda, mas não obteve sucesso.