Considerando apenas os grupos prioritários da campanha de vacinação, 94.548 londrinenses receberam as doses da vacina, o que corresponde a 80% da meta
Considerando apenas os grupos prioritários da campanha de vacinação, 94.548 londrinenses receberam as doses da vacina, o que corresponde a 80% da meta | Foto: Anderson Coelho



A Campanha de Vacinação contra a Gripe que terminaria nesta sexta-feira (26) foi prorrogada até o dia 9 de junho por orientação do Ministério da Saúde. Conforme balanço parcial divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, mais de 120 mil pessoas foram imunizadas contra a doença em Londrina. Considerando apenas os grupos prioritários da campanha de vacinação, 94.548 receberam as doses, ou seja, 80% da meta foi atingida.
Em Londrina, 30 mil crianças com idades entre seis meses e quatro anos deveriam ter sido vacinadas. No entanto, pouco mais de 13 mil compareceram às unidades básicas de saúde até a última quarta-feira (24). Antes do anúncio da prorrogação da campanha, a administradora Caciane Germano levou o filho Murilo, 2, até a UBS do Parque Guanabara, na zona sul. "Ele estava com febre e com gripe. Achei melhor esperar. Sem dúvida, a vacina é super importante. É melhor prevenir do que se arrepender depois", afirmou a mãe.
A veterinária Rosana Sasaki soube nesta semana da campanha de vacinação e correu levar o filho Marcelo, 3, para receber a dose. "Ele sempre toma a vacina. O médico recomenda e ele nunca teve reação. Eu também tomo em clínica particular. A gente percebe que quando tem gripe, ela é bem mais branda do que antes. No ano passado, eu nem tive", contou Sasaki.
Os grupos prioritários da campanha abrangem idosos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto e trabalhadores da área da saúde. Portadores de doenças crônicas, detentos, adolescentes que cumprem medida socioeducativa, servidores do sistema prisional e professores também têm direito à vacina de forma gratuita.
Com a prorrogação da campanha, o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, ressaltou que haverá reforço no empenho das equipes para ampliar a imunização de crianças, gestantes e mulheres após o parto. "Historicamente, temos dificuldade de alcançar as metas nesses grupos. Fizemos várias ações. Lançamos o 'Dia D' e instalamos um ponto de vacinação no Calçadão. É importante que as pessoas entendam a importância da imunização. Doenças respiratórias são mais frequentes no inverno e aumenta a procura pelas unidades hospitalares. A vacina reduz comorbidades e o risco de mortalidade", lembrou.
Uma das estratégias adotadas pelas equipes de saúde foi a de entrar em contato com pacientes atendidos nas unidades. Após receber uma ligação, a auxiliar de enfermagem Amanda Pereira da Silva procurou ser imunizada. "Estou em repouso por recomendação médica. Sempre tomo a vacina e nunca tive reação. É uma prevenção importante", disse a gestante. Os idosos participaram em peso da campanha. Mais de 80% foram imunizados em Londrina.
A vacinação teve início no dia 17 de abril. A dose protege contra três subtipos de vírus da Influenza: H1N1, H3N2 e B. Em todo o Paraná, 2,3 milhões de pessoas foram imunizadas até a manhã da última quarta-feira (24). Pelo menos 108 dos 399 municípios do Estado ultrapassaram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Mais de 35 milhões de pessoas receberam as doses em todo o País. Até a última quarta-feira (24), 64% do público-alvo havia sido imunizado.