Integrantes do Tiro de Guerra, que participam das constantes ações de prevenção contra a dengue, foram os primeiros a serem imunizados em Londrina
Integrantes do Tiro de Guerra, que participam das constantes ações de prevenção contra a dengue, foram os primeiros a serem imunizados em Londrina | Foto: Roberto Custódio


Integrantes do Tiro de Guerra, que participam das constantes ações de prevenção contra a dengue, foram os primeiros a serem imunizados em Londrina, na abertura da campanha de vacinação contra a doença. "Com a epidemia se alastrando, a vacina ajuda na prevenção. Estamos sempre nos bairros com índices mais altos de focos do mosquito", afirmou João Pedro Santoro, de 19 anos. A campanha foi aberta neste sábado (13) em 30 cidades do Paraná. Em Londrina, foram disponibilizadas 121 mil doses para pessoas com idade entre 15 e 27 anos.
Entre os municípios que fazem parte da 17ª Regional de Saúde, as vacinas também foram encaminhadas para Assaí, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Ibiporã, Jataizinho, Porecatu e Sertanópolis. Na Região Norte do Estado, apenas em Assaí o público-alvo será mais amplo com faixa etária entre 9 e 45 anos. "A expectativa é fazer uma redução nas ocorrências de casos em até 80% e fazer uma redução de casos graves e com internação e, com isso, fazer uma redução no risco de óbitos. Quando você faz a vacina de um público-alvo, esse público dessa faixa etária é o grande responsável por levar e trazer o vírus porque é a população economicamente ativa e que mais circula pela cidade", ressaltou o chefe da divisão de Vigilância em Saúde, José Carlos Moraes.
Mais de 54 mil casos de dengue foram confirmados no Paraná entre agosto de 2015 e julho de 2016. Ao todo, 61 pessoas morreram, duas delas em Londrina. Mesmo com o início da imunização, o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Sezifredo Paz, ressaltou que as pessoas não devem se descuidar na eliminação dos focos do mosquito. Os municípios, segundo ele, foram escolhidos em razão dos altos índices de infestação do Aedes. "Cidades que tiveram três ou mais epidemias nos últimos anos e alta incidência de casos. Em Paranaguá e Assaí, a faixa etária é maior porque tivemos epidemias muito graves neste último período", destacou.
A vacina protege contra os quatro tipos de vírus da dengue. No entanto, é necessário tomar as três doses com intervalos de seis meses para garantir a eficácia total. Segundo a diretora médica da Sanofi Pasteur na América Latina, Lucia Bricks, as pesquisas apontaram que a vacina garante proteção de até 93% contra as formas mais graves da doença. Porém, nem todos podem ser imunizados. "Os resultados foram melhores para a faixa etária de 9 a 45 anos. Gestantes ou mulheres que estão amamentando não devem tomar a vacina. Pessoas imunocomprometidas, com aids, câncer ou qualquer doença crônica também não devem ser imunizadas", explicou.

INFESTAÇÃO

O último Levantamento Rápido de Infestação do Aedes Aegypti (Lira) realizado na primeira semana de agosto apontou que 0,3 imóvel a cada 100 apresentou focos do mosquito da dengue. O índice foi o menor dos últimos três anos. Em janeiro deste ano, o resultado do Lira chegou a 8% quando o aceitável pelo Ministério da Saúde é de apenas 1%. As denúncias de focos do mosquito e de despejo irregular de lixo podem ser feitas pelo telefone 0800 400 1893, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, ou na Guarda Municipal pelo telefone 153 e sede da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

Serviço:
Em Londrina, as doses estarão disponíveis no Centro Integrado de Doenças Infecciosas (CIDI) que fica na Alameda Manoel Ribas, 1, próximo à Catedral, e na Unidade Municipal de Matriciamento e Ensino em Estratégia em Saúde da Família (Umesf). A unidade fica na rua Valparaíso, 189, no Parque Guanabara. O atendimento nos dois locais será feito das 8h às 17h30. Quem quiser ser imunizado e estiver na faixa etária da campanha deve levar documento com foto, comprovante de endereço e carteira de vacinação.