Fã de Star Wars e de super-heróis, o professor Matheus Dias compartilha com a esposa e com os alunos o gosto pelo mundo nerd
Fã de Star Wars e de super-heróis, o professor Matheus Dias compartilha com a esposa e com os alunos o gosto pelo mundo nerd | Foto: Gina Mardones



Há dez anos, quando foi ao ar a primeira temporada da série The Big Bang Theory, sobre um grupo de amigos capazes de resolver complicados desafios relacionados à física quântica, mas com pouca habilidade social, o professor de matemática Matheus Mota Dias, 29 anos, se sentiu finalmente representado por um programa de TV. "Sempre fui nerd e achei legal justamente por falar sobre pessoas que gostam de matemática e física. Foi uma referência para mim", conta ele, que continua fã da série.

Nerd desde criança, ele admite que chegou a sofrer certo bullying nos tempos da escola por gostar de exatas, mas garante que sempre foi orgulhoso da própria postura. "Hoje é ainda mais tranquilo, pois conheço mais pessoas com esse orgulho", relata o professor, que é fã de super-heróis e sagas como Star Wars e Senhor dos Anéis.

O personagem preferido é o Homem Aranha, mas Dias coleciona filmes e objetos inerentes a várias figuras deste universo. Além disso, tem predileção por camisetas que fazem referência aos personagens e, para participar de pré-estreias de filmes ou mesmo em atividades temáticas na escola Sesi Internacional, onde dá aulas, faz as próprias roupas de super-heróis.

A proximidade com o mundo geek, segundo ele, facilita inclusive a prática docente. "Ajuda na aproximação com os alunos, que ficam curiosos e me perguntam sobre esse universo. Além disso, dou muitos exemplos baseados em personagens", conta.

A esposa Cristiane acompanha o marido no entusiasmo pela cultura pop. "A gente compartilha os mesmos gostos e assistimos juntos os filmes e séries", diz. (C.A.)