Primeira fase está programada para 29 de outubro; segunda será nos dias 26 e 27 de novembro
Primeira fase está programada para 29 de outubro; segunda será nos dias 26 e 27 de novembro | Foto: Samira Chami Neves/UFPR



A UFPR (Universidade Federal do Paraná) divulgou nesta quarta-feira (2) o edital do vestibular 2017/2018 com uma série de mudanças. A principal está relacionada às bancas de validação de autodeclaração para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, que ocorrerá antes da primeira fase. Este procedimento acontecia somente após o resultado da segunda fase das provas. Pela primeira vez, a instituição terá uma banca exclusiva para candidatos inscritos para as vagas de índios.

Segundo o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, a decisão visa oportunizar que os vestibulandos que tiverem as autodeclarações invalidadas possam trocar a categoria de concorrência. "São medidas muito importantes, pois vão aperfeiçoar o processo seletivo da UFPR e aumentar a imunidade a fraudes", justificou. As bancas serão específicas para cada uma das categorias e os critérios para avaliação levarão em conta a cor de pele, textura do cabelo e aspectos faciais.

A partir de agora, também será adotado um fator único para todos os cursos, que vai determinar a quantidade de convocados para a segunda fase. Até o vestibular anterior, este número variava, o que fazia com que alguns cursos, como o de medicina, que é um dos mais concorridos, não sofressem grande alteração no número de candidatos de uma fase para outra.

A adoção da métrica única ainda reduzirá o número de provas discursivas a serem corrigidas pelos professores. "Podemos dizer, com absoluta segurança, que a adoção da métrica atende a todos os cursos, sem desvirtuar o processo de seleção. Também não prejudicará os candidatos", garantiu Mauro Belli, coordenador do Núcleo de Concursos da universidade.

Outra mudança está prevista a partir do processo seletivo de 2019, quando as provas incluirão questões de filosofia e sociologia nos exames da primeira fase. Isso fará com que os testes possuam 90 perguntas em vez de 80. A definição aconteceu nesta terça-feira (1º) pelo Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) da UFPR.

O vestibular 2017/2018 da instituição vai oferecer 5.524 vagas, sendo 790 somente para o segundo semestre do ano que vem. As inscrições vão acontecer de 16 de agosto a 14 de sembro. A primeira fase está programada para 29 de outubro, enquanto a segunda será nos dias 26 e 27 de novembro.

COTAS
Desde 2016, a UFPR destina 50% das vagas para candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas, adequando-se à Lei das Cotas, aprovada há cinco anos pelo governo federal. Metade destas vagas dos cotistas será reservada para aqueles com renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo ao mês.

Já os cursos ofertados no litoral perderam vagas. No Centro de Estudos do Mar, em Pontal do Paraná, engenharia ambiental e sanitária e engenharia civil tiveram as ofertas reduzidas de 40 para 32. Em Matinhos, o Setor Litoral suspendeu, de forma temporária, as vagas para bacharelado em gestão ambiental. "Vamos fazer uma reforma curricular e a previsão é de que o curso retorne no próximo vestibular", afirmou Belli. Licenciatura em educação do campo teve as aulas adiadas.

TAXAS
As inscrições para o processo seletivo serão feitas apenas na internet, pelo site www.nc.ufpr.br. A taxa de inscrição é de R$ 120. Treineiros pagam R$ 119. Quem comprovar não ter condição financeira de pagar o valor pode pedir isenção da cobrança.

Além do vestibular, a universidade oferece o ingresso via Sisu (Sistema de Seleção Unificada), com 1.241 vagas reservadas, sendo 1.051 para o primeiro semestre e 190 para o segundo. As vagas remanescentes em graduação serão preenchidas por meio do Provar, que é aberto para alunos e ex-alunos da UFPR, e comunidade externa que estuda em outra instituição de ensino superior ou que já tenha concluído o curso.