A lista de convocados para a segunda fase do Vestibular 2017/2018 foi divulgada no site do Núcleo de Concursos da UFPR (NC-UFPR) nesta terça-feira (14). Os nomes poderão ser consultados sem necessidade de login e senha, e estarão reunidos por opção de curso. Além do site do NC-UFPR, outra opção para conferir a lista será o aplicativo da UFPR, o +UFPR, onde ela será divulgada simultaneamente. Disponível para o sistema Android (requer Android 4.1 ou superior), o aplicativo tem cerca de 11 MB de tamanho e pode ser baixado pela Google Store.

A prova de Conhecimentos Gerais da primeira fase foi aplicada no dia 29 de outubro nos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo. Para concorrer às 5.439 vagas de graduação oferecidas neste processo seletivo, se inscreveram 55.179 candidatos. Conforme o Edital 42/2017, os convocados para a segunda fase serão em número equivalente a três vezes o número de vagas disponibilizada para cada curso. Os não convocados serão considerados eliminados do processo seletivo.

Em 2016, alguns dos cursos que exigiram notas de corte maiores para que o candidato passasse para a segunda fase na ampla concorrência foram: Medicina (Curitiba), com 63 pontos; Medicina (Toledo), 60; Engenharia Mecânia e Direito (Matutino), 51; Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (Curitiba), 50; Engenharia Química, 48,429; Direito (Noturno) e Engenharia Civil, 48.

A prova da primeira fase tem total de 80 pontos.

SEGUNDA FASE
O ensalamento para a segunda fase do Vestibular 2017/2018 estará disponível a partir do próximo dia 22, também no site do NC-UFPR. A prova terá foco em Compreensão e Produção de Textos e está marcada para o dia 26, a partir das 14 horas. A duração máxima é de quatro horas e trinta minutos. A abertura dos portões ocorrerá às 12h40, com fechamento às 13h30.

Comum a todos os candidatos, a prova será composta de três questões discursivas, cada uma valendo 20 pontos. Para alguns cursos, estão previstas ainda provas específicas e práticas. No caso dos cursos de Matemática (Licenciatura ou Bacharelado) e Estatística e Matemática Industrial, os candidatos concorrem em um Processo Seletivo Estendido (PSE), que inclui a verificação do aproveitamento dos candidatos em disciplinas ministradas no primeiro semestre do ano letivo de ingresso.

Já para concorrer a vaga nos cursos de Música (Licenciatura e Bacharelado), Design de Produto, Design Gráfico e de Arquitetura e Urbanismo, haverá Prova de Habilidade Específica.

CONCORRÊNCIA
Além da lista de convocados para a segunda fase, o NC-UFPR divulgará a relação candidato por vaga do Vestibular 2017/2018, considerando as listas de concorrência (ampla e cotas). No processo seletivo anterior, os dez cursos com maiores índices de concorrência (na lista de ampla concorrência) foram: Medicina (Curitiba), com 79 candidatos por vaga; Medicina (Toledo), com 73,93; Direito (Matutino), com 35,33; Psicologia, com 31,72; Publicidade e Propaganda, com 30,50; Arquitetura e Urbanismo, com 29,80; Direito (Noturno), com 28,93; Medicina Veterinária (Curitiba), com 27,71; Biomedicina, com 22,75; e Design Gráfico, com 21,75.

Importante destacar que o número de vagas ofertado pelo Vestibular 2017/2018 não se confunde com as vagas reservadas para a seleção via Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2018, do Ministério da Educação (MEC), que ocorre por edital específico, ainda não divulgado.