A UFPR (Universidade Federal do Paraná) também está realizando neste domingo à tarde seu vestibular 2018. Ao todo, se inscreveram 55.179 candidatos para as 5.439 vagas nos cursos de graduação. A primeira fase do concurso começou às 14 horas de hoje nos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo. As provas se encerram às 19 horas. O gabarito provisório será divulgado no site da universidade a partir de 21h30.

Em Curitiba, as provas estão sendo realizadas em prédios da UFPR, de universidades como UTFPR, PUCPR, Positivo, Bagozzi, UniBrasil e Opet, e em escolas, entre as quais os colégios Estadual do Paraná (CEP), Pedro Macedo, Paulo Leminski, Ruy Barbosa, Elias Abrahão e Marista.

Neste ano, os portões foram abertos mais cedo do que nos vestibulares anteriores da UFPR – às 12h40. Isso porque todos os candidatos foram submetidos a detectores de metais antes da entrada nas salas.

Segundo a UFPR, a intenção do exame antes da entrada na sala é reduzir o número de candidatos que eram desclassificados porque pediam para ir ao banheiro e acabavam barrados pelo detector de metais, muitas vezes por desatenção ao edital. Vale lembrar que o candidato continuará sujeito a desclassificação se for desautorizado pelo detector de metais durante a prova.

A segunda fase do vestibular 2017/2018, com questões sobre compreensão e produção de textos, está marcada para 26 de novembro.