A Universidade Estadual de Maringá (UEM) anunciou nesta quarta-feira (26) que, por decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP), o calendário acadêmico para os cursos de graduação da universidade está suspenso. A medida foi tomada por conta da greve na instituição, que começou em 14 de outubro. Também ficou determinada suspensão das provas do Processo de Avaliação Seriada (PAS), do Vestibular EAD e do Vestibular de Verão.

A universidade informou que, se a greve terminar até 3 de novembro, as provas do PAS e do Vestibular EAD serão realizadas normalmente no dia 27 de novembro. Com relação ao Vestibular de Verão, a data limite é 11 de novembro. Se até essa data a greve terminar, o concurso será realizado como previsto no período de 11 a 13 de dezembro.

Em nota, a reitoria informa que, "também por decisão do CEP, serão mantidas as atividades para as 5ª e 6ª séries do curso de Medicina, que funcionam em regime de internato no Hospital Universitário e obedece período letivo próprio, já previsto no calendário". "Outra exceção é o curso de Odontologia, especificamente nas 4ª e 5ª séries, que do mesmo modo segue período letivo próprio", acrescenta o texto.

Para o reitor Mauro Baesso, a suspensão do calendário "é uma medida necessária e garante que a carga horária dos cursos seja cumprida integralmente, sem prejuízo aos acadêmicos". A previsão, segundo ele, é de que o período letivo avance até fevereiro. Pelo último calendário aprovado pelo CEP as aulas iriam até 18 de janeiro.

"Com relação aos concursos vestibulares, a decisão do CEP é uma questão de cautela, considerando que a realização dos concursos exige uma grande logística para a organização e aplicação das provas", diz a nota da reitoria.

UEL
Representantes do Sindicato dos Professores do Ensino Superior Público Estadual de Londrina e Região (Sindiprol/Aduel) publicaram na página do órgão no Facebook na tarde desta quarta-feira (26) um ofício, que foi encaminhado à reitoria da Universidade Estadual de Londrina (UEL), sugerindo o cancelamento do calendário da instituição. Segundo a nota do Sindiprol/Aduel, o sindicato pede que o assunto seja discutido na reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) marcada para esta quinta (27).