Londrina – Depois de terem duas provas canceladas, uma em julho e outra há 15 dias, cerca de três mil candidatos aos cargos de condutor socorrista, técnico de enfermagem do Programa Saúde da Família (PSF) e de Urgência e Emergência concluíram as 35 questões do concurso da Saúde de Londrina sem nenhum imprevisto. O teste foi aplicado na tarde de ontem no campus da Unopar, no Jardim Piza.
Os portões foram fechados às 14h45. Pelo menos 10 candidatos não conseguiram chegar a tempo. Alguns foram retirados das salas por não estarem com o documento de identificação. Johnatan Lourenço, que faria a prova para condutor socorrista, perdeu a prova por menos de dois minutos. Ele culpou o trânsito pelo atraso. "Estava muito complicado para chegar até aqui. Já fiz os outros dois pra ser desclassificado desta forma agora", lamentou.
Carmem Regina da Silva também teve de deixar a sala por não ter o nome entre os inscritos ao cargo de técnico de enfermagem do PSF. Ela não refez a inscrição e alegou não ter sido comunicada. Logo nos primeiros minutos de prova, uma movimentação de organizadores que corriam pelo pátio chamou a atenção. De acordo com o secretário de Saúde, Mohamad El Kadri, que fiscalizava a aplicação do concurso, um candidato passou mal, mas foi atendido e continuou a prova.
Ao todo, os candidatos disputavam 124 vagas, sendo 40 para condutor socorrista, 45 para técnico de enfermagem de Urgência e Emergência e 39 para técnico de enfermagem do PSF. Segundo o secretário, uma comissão fiscalizadora do contrato do concurso percorreu todas as salas para garantir a aplicação das provas sem nenhuma confusão. A MS Concursos, empresa de Campo Grande (MS) organizadora do teste seletivo, aumentou o rigor e exigiu que os candidatos guardassem os pertences em um saco plástico.
A reclamação do grau de dificuldade foi grande entre os que prestaram o teste para condutor. Ao contrário da prova anterior, que priorizava o conteúdo específico, a atual exigiu maior conhecimento de leis e portarias dos candidatos. "Mais da metade das questões abordavam leis, perguntando sobre data de criação. A segunda prova estava melhor elaborada, com questões sobre nossa realidade", criticou Claudemir Fattori.
A situação foi inversa entre os candidatos aos cargos de técnicos de enfermagem e as questões refentes às leis não passaram de cinco. "Foi bem mais tranquila que a anterior, calcada em leis. Acredito ter boas chances", expôs Evandro de Lima, candidato à Urgência e Emergência. Andreia dos Santos da Silva, que concorre ao PSF, também relatou normalidade. "Tudo tranquilo. Espero que esta seja a última vez que venho aqui".
Alguns candidatos, no entanto, relataram problemas em provas de terceiros aplicadas na mesma sala. A página 6 da prova 3 do cargo de técnico de enfermagem de Urgência e Emergência estaria faltando. El Kadri disse não ter recebido nenhuma queixa. "Nestes casos, o próprio candidato que se sentiu prejudicado deve nos procurar ou registrar recurso junto a empresa responsável", orientou.
Sobre uma possível recomendação do Ministério Público, que retorna hoje do recesso, para o cancelamento de todos os cargos, El Kadri disse ser improvável. "Até agora só há boatos. Se houver recomendações vamos ouvi-las e discutir o que podemos fazer para resolver", garantiu. "Pelo histórico, há um tumulto maior do que deveria, mas creio que desta vez poderemos enfim recompor o quadro com os profissionais concursados".

Reaplicação para médicos
Com o cancelamento da prova para médico de Saúde da Família, na quinta-feira, após a comprovação de que 30 das 35 questões haviam sido plagiadas de outro concurso público, um novo edital deve ser publicado hoje no site msconcursos.com.br para definir a data da reaplicação do teste seletivo. El Kadri adiantou que a prova deve ser realizada no próximo domingo, dia 12, porém ressaltou que a data só será oficial após a publicação do edital.
A prefeitura quer que a avaliação seja aplicada o mais breve possível para que os 25 médicos aprovados entre os 150 candidatos tenham a homologação junto com a dos demais aprovados, no dia 4 de fevereiro. Ao todo são 138 vagas em 22 cargos da Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente, profissionais temporários contratados em regime de emergência atendem os postos no município.