Dona Jesuina dos Santos Cardoso, moradora de Porto Espanhol, distrito do município de Rio Branco do Ivaí (a 170 km de Londrina), está entre os poucos idosos centenários do País. De acordo com os dados do Censo de 2010, pouco mais de 24.236 brasileiros tinham 100 anos ou mais. Destes, 933 moravam no Paraná. Entre eles estava dona Jesuina.
A história da moradora de Rio Branco do Ivaí veio à tona nas últimas semanas, quando a pensão recebida por ela foi cancelada por suspeita de fraude. O sistema informou que ela estava morta.
O recurso deixou de ser pago nos meses de abril e maio, até que amigos da família decidiram levar a idosa até a agência do INSS, em Apucarana (a 140 km de Rio Branco do Ivaí) para provar que Jesuina está viva. A idosa foi até o local deitada num carro e quando viram que ela estava lá, o cadastro foi desbloqueado, as parcelas atrasadas foram pagas e o recebimento foi normalizado.
Dona Jesuina nasceu no dia 30 de janeiro de 1896, na cidade de Reserva (a 90 km de Rio Branco do Ivaí). Para se ter uma ideia, naquele mesmo ano foi realizada a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, em Atenas. Já o Brasil estava sob a gestão do terceiro presidente da República, Prudente de Morais.
Na teoria, a centenária teria acompanhado as duas Guerras Mundiais, a Era Vargas, os lançamentos de Pixinguinha e Noel Rosa, o início da Bossa Nova, a discussão dos seis textos da Constituição Brasileira e a gestão de mais de 30 presidentes. Porém, na prática, a vida de Jesuina se resumiu à serenidade e à simplicidade do campo no interior do Paraná.

Qualquer ato ardiloso, enganoso, de má-fé, com o intuito de lesar ou ludibriar outra pessoa, logro

Foi um advogado e político brasileiro. Governou São Paulo e foi o terceiro presidente do Brasil(1894-1898)

O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional