Flocos de neve caíram em São Joaquim (SC), onde termômetros marcaram -5°C
Flocos de neve caíram em São Joaquim (SC), onde termômetros marcaram -5°C | Foto: Wagner Urbano/Mafalda Press/Estadão Conteúdo


São Paulo - O inverno chegou sem trégua ao País. A massa de ar polar que atinge principalmente o Sul provoca frio intenso nos três Estados da região e temperaturas negativas, com registro de neve e geada. Com -4ºC, a cidade de Inácio Martins (Centro-Sul) registrou a menor temperatura do Paraná. Em Palmas (Centro-Sul), houve registro de neve durante a madrugada desta terça (18). Segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), uma massa de ar com característica polar fez com que o Estado amanhecesse com temperaturas negativas em algumas regiões.

Esta foi a segunda vez que nevou em Palmas. Na primeira metade de junho, as baixas temperaturas resultaram na queda de chuva congelada na área urbana e flocos de neve nos Campos de Palmas, na região mais alta da cidade, onde está localizado o distrito do Horizonte.

Em Londrina, a previsão é de geada para a manhã de quarta (19) e quinta (20). Depois dos 7°C desta terça (18), a temperatura mínima prevista para os próximos dois dias é de 5°C, com máxima de 18 °C. "A geada é generalizada em todo o Paraná, mas pega mais forte nas regiões Sul e Oeste, onde já ocorre desde segunda (17)", explicou a agrometeorologista do Iapar (Instituto Ambiental do Paraná) em Londrina, Heverly Morais. Ela explica que a intensidade é maior nestes locais devido à localização e ao relevo - quanto mais alto, mais frio.

No Sudoeste e nos Campos Gerais, as temperaturas também ficaram negativas. Pato Branco e Guarapuava registraram -2ºC. Curitiba teve mínima de 2ºC e Maringá e Umuarama, de 4ºC. A previsão é de queda brusca de temperatura nas regiões de Curitiba, Pato Branco, Francisco Beltrão e Guarapuava.

Nesta terça-feira, 50 municípios catarinenses amanheceram com termômetros abaixo de zero. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Bom Jardim da Serra, a temperatura foi de -7,4ºC, a mais baixa do ano no Brasil. Já em Urupema, os termômetros registraram -6,7ºC, mas por causa dos ventos de até 43 km/h a sensação térmica chegou a -17ºC.

O tempo amanheceu tão frio na serra catarinense que as flores nos jardins congelaram. Também nevou timidamente. Flocos de neve também caíram em Irani, Fraiburgo, São Joaquim e Água Doce, no oeste do Estado, segundo a Central de Meteorologia de Santa Catarina. Na capital Florianópolis, os termômetros marcaram 3,2ºC.

Depois do registro de queda neve em algumas cidades do Rio Grande do Sul, foi a vez de a forte geada chegar com tudo no alvorecer desta terça-feira em vários municípios. Nas cidades de Soledade, Espumoso e Arvorezinha, na região noroeste do Estado, os termômetros registraram entre -7°C e -3°C.

No município de Pinheiro Machado, próximo à fronteira sul, o frio era tanto que chegou a congelar a água. Na Serra Gaúcha, a menor temperatura foi registrada em São José dos Ausentes, com -3,4°C. Já em Porto Alegre, os termômetros marcavam 0,7°C no Morro da Polícia, na região leste da capital. No centro, fazia 4°C nas primeiras horas da manhã.
Com Grupo FOLHA