O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu nesta sexta-feira (22) a relação dos médicos que vão realizar a perícia médica no deputado federal licenciado José Genoino. O ex-presidente do PT está internado no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal desde a tarde de quinta-feira (21), quando passou mal e teve que deixar o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, e foi levado ao hospital para ser examinado.

Foram indicados os doutores: Luiz Fernando Junqueira Júnior (professor titular de Cardiologia da UnB, PhD), Alexandre Visconti Brick (professor doutor de cirurgia cardiovascular da UnB, PhD), Fernando Antibas Atik (médico PhD em cirurgia cardiovascular e preceptor da residência em Cardiologia UnB/IC-DF), Cantídio Lima Vieira (médico cardiologista do HUB e especialista em perícia médica) e Hilda Maria Benevides da Silva de Arruda (médica cardiologista do HUB, mestre em Cardiologia). A assessoria do STF não soube informar quando a equipe vai avaliar o deputado licenciado.

No mesmo dia em que Genoino foi internado, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, acatou parcialmente o pedido da defesa do petista e permitiu que ele receba, temporariamente, tratamento médico domiciliar ou hospitalar. Barbosa também solicitou que uma junta médica fosse formada para elaborar uma perícia sobre a situação de saúde deputado licenciado. A partir dessa perícia, então, o presidente do Supremo vai decidir se acata o pedido da defesa para que Genoino seja submetido à prisão domiciliar.

Nesta sexta-feira (22), o Instituto de Cardiologia do DF divulgou nota afirmando que Genoino teve pressão alta na quinta-feira (21) e que foi descartada a ocorrência de enfarte, como chegou a ser aventada pelo advogado de Genoino. O boletim afirma, porém, que os níveis elevados de pressão arterial podem comprometer o resultado da cirurgia a que o deputado foi submetido em julho.

Segundo a equipe médica, o estado de saúde de Genoino é estável e ele continuará internado até "o controle adequado da pressão arterial e dos parâmetros da coagulação", conforme o boletim.

A junta apresentada ao STF foi indicada pelo superintendente do Hospital Universitário de Brasília e pelo diretor da Faculdade de Medicina da UnB e será presidida pelo doutor Luiz Fernando Junqueira Júnior. Antes da solicitação do exame feita por Barbosa, o petista já havia sido submetido a uma perícia médica do pelo Instituto Médico Legal (IML), que atestou que Genoino tem doença grave e precisa de cuidados específicos.