Brasília – Estudantes inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) podem desde já aprofundar ainda mais os estudos. Duas plataformas online disponibilizam simulados gratuitamente este mês. As inscrições do Enem terminaram na última sexta-feira (19) e até a última atualização do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mais de 6,5 milhões haviam se inscrito.
O Geekie Games abriu neste fim de semana acesso a um simulado gratuito com dois cadernos de provas. As áreas de conhecimento estão organizadas como no Enem: haverá questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias no primeiro dia; matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias estarão no segundo dia de prova. Os estudantes podem se inscrever até as 20 horas do dia 28 de maio, no horário de Brasília. O Geekie Games pode ser acessado pelo site https://geekiegames.geekie.com.br/simulado-enem/ ou pelo aplicativo para Android.
Outro simulado é o da plataforma Descomplica (https://descomplica.com.br), que será aplicado em 28 de maio e 4 de junho. As inscrições estão abertas. Com o mesmo formato do Enem, o simulado acontece em dois domingos. Os estudantes terão acesso à correção e às notas do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de 2016, para que possam estimar se conseguiriam ser aprovados no curso que desejam.
Segundo o professor de física e CEO da plataforma Descomplica, Marco Fisbhen, os estudos online permitem que o estudante organize o próprio tempo e tenha acesso a um plano de estudos personalizado, voltado para as próprias demandas. "O primeiro desafio para prender o estudante online é parar de tentar prender. Quem prende é a escola, que coloca estudantes dentro de um muro e tem que impedir que saiam. Na internet, o estudante vai trocar de aba, se ele quiser."