A Secretaria Estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp) confirmou nesta terça-feira (17) a morte de mais um foragido da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP 1). Dos 28 presos que conseguiram escapar após um grupo fortemente armado explodir o muro do presídio e trocar tiros com as forças de segurança, cinco morreram em confronto. A última morte, de um preso de 33 anos, ocorreu na noite de domingo (15), mas só foi divulgada nesta terça, após a confirmação da identidade pelo Instituto Médico-Legal.
Segundo a Sesp, trata-se de um homem de 33 anos que trocou tiros com uma equipe das Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (Rone) em uma chácara próxima ao Complexo Penitenciário de Piraquara. O Siate foi acionado, mas o preso morreu no matagal onde estava escondido. Ele cumpria pena de 38 anos de prisão por crimes como latrocínio, roubo e tráfico de drogas. Outro suspeito conseguiu fugir.
Dos outros quatro presos, dois morreram no momento da fuga, na madrugada de domingo, e outros dois na manhã de segunda-feira (16), em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. Um dos presos mortos na última ação foi condenado pela morte de um agente penitenciário, em 2010, em uma tentativa de resgate de presos em Campo Largo.
Os outros 23 presos continuavam foragidos até a noite desta terça. No entanto, a polícia conseguiu prender quatro suspeitos de integrar a quadrilha que atacou a PEP 1 para resgatar os detentos. Eles foram encontrados no domingo em um haras em Quatro Barras. Com eles, os policiais apreenderam três fuzis, duas pistolas e uma metralhadora, além de dois coletes balísticos e munições.
Três dos nove presos que fugiram da delegacia de Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, foram recapturados na manhã desta terça. Eles fugiam juntos e foram interceptados pela polícia em Tibagi. Segundo a Polícia Civil, eles pretendiam se esconder no Distrito de Caetano Mendes.
A fuga ocorreu na madrugada de segunda-feira. Um grupo armado explodiu o portão da delegacia e trocou tiros com agentes carcerários. Os outros seis presos permaneciam foragidos até a noite desta terça.