O Sindicato dos Servidores Públicos da Universidade Estadual de Londrina (Assuel-Sindicato) decidiu, em duas assembleias realizadas nesta quinta-feira (13), no campus da universidade e no Hospital Universitário (HU), dar início à greve na próxima segunda-feira (17).
De acordo com o presidente da Assuel, Marcelo Seabra, apenas setores prioritários terão o atendimento mantido, como a urgência e emergência do HU, Hospital das Clínicas e Hospital Veterinário. Na universidade, a intenção é paralisar todas as atividades consideradas "não essenciais". Na próxima quinta-feira (20), haverá um novo encontro entre os servidores para discutir os resultados das reuniões que serão realizadas a partir da semana que vem com representantes do governo estadual. Os professores da UEL já haviam aprovado paralisação de três dias a partir do dia 17. Procurada, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) não se manifestou até o fechamento desta edição.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) espera uma forte adesão dos professores à greve que começa na segunda-feira (dia 17). A categoria quer que o governo estadual retire, da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), o texto que derruba o pagamento da data base em janeiro de 2017. Esse pagamento foi uma das condicionantes para que fosse encerrada a greve em 2015. Na época, o governo se comprometeu a pagar a data base (que é em maio) em janeiro por três anos. "Ela (LDO) foi apresentada sem debate com a APP-Sindicato. Isso significa dar reajuste quando o governo quiser. Esse é o problema principal. Corremos o risco de perder a data base como um mecanismo de reposição salarial dos funcionários públicos do Estado", afirmou Elizamara Goulart Araújo, da direção estadual da APP-Sindicato.
De acordo com a chefe do Núcleo de Educação de Londrina, caso a categoria cruze os braços o calendário escolar será prejudicado. "Com certeza o calendário irá para 2017. O nosso calendário encerra no dia 21 de dezembro", afirmou Lúcia Cortez.
O Núcleo Regional de Londrina compreende 124 escolas, em 19 municípios. São em torno de 83 mil alunos matriculados e 8 mil professores. Só em Londrina, são 72 escolas.