A Universidade Estadual de Londrina (UEL) registrou 22.034 candidatos inscritos para o Vestibular 2018. As provas serão realizadas no dia 29 de outubro (1ª fase) e nos dias 3, 4 e 5 de dezembro (2ª fase).

A universidade oferece 2.482 vagas em 53 cursos de graduação, considerando turnos e habilitações, e outras 598 vagas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os dados foram confirmados na tarde desta segunda-feira (18) pela Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL.

A primeira fase está marcada para 29 de outubro, das 14h às 18h, com a prova de conhecimentos gerais. A Cops vai divulgar o resultado da primeira fase em 17 de novembro, às 17h, também aqui.

A 2ª fase começa em 3 de dezembro, das 14h às 18h, com provas de línguas e literaturas; língua portuguesa e literaturas em língua portuguesa; língua estrangeira e redação. No dia 4 de dezembro, a UEL aplica a prova discursiva de conhecimentos específicos, das 14h às 18h.

Em 5 de dezembro, das 8h às 11h e das 14h às 18h, serão aplicadas as provas de habilidades específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda e Design Gráfico.

A prova de habilidades específicas para o curso de Música será aplicada no próximo dia 24 de setembro, das 8h às 11h e das 14h às 18h. O resultado sai em 29 de setembro no site da Cops.

Vestibulandos podem consultar o Manual do Candidato do Processo Seletivo 2018, que detalha a regulamentação e os procedimentos durante a realização das provas, bem como os programas das disciplinas e demais informações relevantes. O manual está disponível em site da Cops.

O resultado final do Vestibular 2018 sai em 24 de janeiro, às 12h, com a divulgação da primeira lista de convocados.

No ano passado, a UEL registrou mais inscritos. Foram 22.950 candidatos. Em relação a esta diminuição no número de inscritos, a professora Cristiane Medina, da Cops, acredita que "a oferta de mais vagas via Sisu acabou refletindo na procura, uma vez que o candidato pode contar com outras alternativas". Por outro lado, ela afirma que atingir o patamar de mais 22 mil inscritos é bastante representativo, colocando a UEL entre as instituições mais disputadas do Brasil.