O motim começou na tarde da quinta-feira (9), quando a primeira morte foi registrada
O motim começou na tarde da quinta-feira (9), quando a primeira morte foi registrada | Foto: Portal CGN


A rebelião na Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC) terminou por volta das 10h deste sábado (11). O motim começou na tarde de quinta-feira (9). O diretor geral do Departamento Penitenciário (Depen) do Paraná, Luiz Alberto Cartaxo Moura, informou à FOLHA na manhã deste sábado que dois detentos haviam morrido no motim. Entretanto, à tarde, em entrevista coletiva, Moura confirmou apenas uma morte ocorreu e 28 ficaram feridos - sendo três agentes penitenciários que foram feitos reféns.

Quando a rebelião começou, havia 970 presos na penitenciária. Segundo Cartaxo Moura, 750 devem permanecer nela, enquanto os outros ficarão em unidades de detenção próximas. Sobre a reforma do prédio, o diretor geral estimou que deve levar 30 dias, com exceção do telhado, cujo conserto precisará de nova licitação. "Teremos o apoio da PM [Polícia Militar] e do grupo SOE [grupo de elite do Depen] para fazer a contenção dos presos em áreas específicas [da unidade em reforma]."

Cartaxo Moura acrescentou que as visitas aos presos da PEC serão retomadas já neste domingo (12). "Foi parte da negociação", explicou. "Não foi concedido nada de especial."

Imagem ilustrativa da imagem Rebelião na PEC termina depois de quase dois dias
Matéria atualizada às 16h23