O projeto de lei nº 419/2012, referente à mensagem governamental nº 045/2012, concedendo aumento de 31,73% na tabela de vencimentos da carreira dos docentes de ensino superior das instituições públicas estaduais, foi lido no expediente da sessão plenária desta segunda-feira (20), na Assembleia Legislativa, marcando o início da tramitação da proposta.

Na última quinta-feira, os professores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) decidiram adiar o indicativo de greve, marcado para 23 de agosto, para o dia 3 de setembro. Representantes da categoria estão, em Curitiba, acompanhando a tramitação da matéria, que pode encerrar o impasse entre docentes do Estado e o Governo do Paraná, que se arrasta desde o final do ano passado.

O líder do Governo, deputado Ademar Traiano (PSDB), também apresentou requerimento, aprovado pelos demais parlamentares, para a realização de sessão extraordinária nesta terça-feira (21). A expectativa é de que a matéria seja aprovada na sua integralidade até quarta-feira (22). "Queremos aprovar esta importante mensagem o mais rápido possível, para ser sancionada pelo governador, atendendo-se o anseio desta importante categoria. Quero tranquilizar os reitores, diretores de sindicatos e professores, que vamos aprovar este projeto", declarou o líder.

A proposta será analisada já na sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), às 13h30, desta terça-feira (21). Traiano também comunicou à Mesa Executiva a apresentação de outro requerimento, transformando o Plenário em Comissão Geral, diminuindo o interstício e permitindo a manifestação dos relatores durante o período de votação na própria sessão plenária. Com a iniciativa, que deverá ser votada na sessão desta terça-feira, o projeto não precisará ser submetido à apreciação de outras comissões técnicas do Legislativo, fato que retardaria o seu andamento na Casa.