UEL se destacou no levantamento sobre universidades da América Latina elaborado pela revista "Times Higher Education", da Inglaterra
UEL se destacou no levantamento sobre universidades da América Latina elaborado pela revista "Times Higher Education", da Inglaterra | Foto: Anderson Coelho/12-4-2017



Uma pesquisa feita por uma entidade internacional em 81 universidades latino-americanas e publicada em uma revista inglesa colocou a UEL (Universidade Estadual de Londrina) como a melhor instituição de ensino superior estadual da Região Sul. Entre as universidades brasileiras, apenas Unicamp (Universidade de Campinas), USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) aparecem na frente da UEL.

O Ranking de Universidades da América Latina 2017 foi divulgado nesta quinta-feira (20) pela revista "Times Higher Education", da Inglaterra, publicação responsável pela elaboração do Ranking Mundial de Universidades. Apesar de ter assegurado a 5ª posição entre as estaduais, mesma classificação do ano passado, a UEL cresceu em dois requisitos no novo levantamento. Na categoria Ensino, obteve 66,6 (de um total de 100). Em 2016, a nota foi 50,1. No aspecto Citações, em que é levado em conta a importância das pesquisas realizadas pelo corpo docente, a pontuação foi 30,7, ante 17 no ano anterior.

O desempenho foi comemorado pela diretora de Avaliação e Acompanhamento Institucional da Proplan (Pró-reitoria de Planejamento), Sandra Regina de Oliveira Garcia. "É um sinal de que estamos evoluindo em itens que embasam a pesquisa e mantendo o retrospecto positivo em outros setores", avaliou.

Garcia reconheceu, no entanto, que as dificuldades vivenciadas pela UEL, principalmente no âmbito financeiro, podem prejudicar o resultado em futuras pesquisas. "Estamos com uma lista de 90 professores prestes a se aposentarem. O prejuízo será grande, principalmente a longo prazo. Sem docentes suficientes, não há como fomentar o desenvolvimento de projetos, que não deixa de ser um ponto relevante para levantamentos feitos por esses órgãos internacionais", apontou.

Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Seti (Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) informou que, "para a realização de concurso público, deve haver disponibilidade orçamentária para atender às projeções de despesas com pessoal" e que "os pedidos serão analisados pela Comissão de Política Salarial".

Nas dez primeiras colocações do Ranking de Universidades da América Latina estão cinco instituições brasileiras, duas chilenas, duas mexicanas e uma colombiana.