Uma proposta apresentada pelo vereador Ailton Nantes (PP) na Câmara Municipal de Londrina promete mudar a rotina dos usuários e funcionários de agências bancárias de Londrina. De acordo com a matéria, o uso de celulares será proibido nos espaços situados no interior dos bancos e destinados para transações financeiras. Os estabelecimentos deverão instalar placas informativas em pontos visíveis alertando a área de restrição para utilização dos aparelhos.

Segundo o vereador, o projeto tem como objetivo combater as chamadas "saidinhas", estratégia usada pelos criminosos para surpreender os clientes na saida das agências. Nantes explicou que o uso do celular facilita a transmissão de informações para quem está do lado de fora. "O bandido que fica dentro do banco observa as pessoas sacando dinheiro e repassa a cor da roupa, o tipo físico e outras características para que o assalto seja concretizado. A insegurança é muito grande", disse.

A permissão só será concedida em casos de emergência ou de comprovada necessidade. O gerente responsável pelo estabelecimento é o profissional, conforme o projeto, designado para emitir a autorização. "Não são só as ligações que queremos restringir, mas o manuseio tradicional no aparelho. Dessa forma, informações podem ser enviadas do dinheiro que está sendo levado", comentou Nantes.

Em situações de descumprimento, o gerente deverá pedir apoio da Polícia Militar para apreensão do celular, que será devolvido na saída do banco. A proposta foi enviada para análise da Comissão de Justiça da Câmara, que tem até o dia 13 de abril para dar o parecer.

A reportagem tenta contato com o Sindicato dos Bancários de Londrina para comentar o assunto.