Após o governo do Paraná ter anunciado na última quinta-feira (20), após reunião no Palácio do Iguaçu, em Curitiba, a possibilidade de manter a reposição inflacionária do funcionalismo conforme foi realizado acordo em 2015, sindicatos já começaram a agendar encontros e assembleias no estado.

No domingo (23), o Sindicato dos Professores do Ensino Superior Público Estadual de Londrina e Região (Sindiprol/Aduel) afirmou, em nota de esclarecimento, que ao adotar esta medida, o governo inverte a ordem das coisas, pois "a lei que garante a reposição de 2016 foi resultado da greve do ano passado e da proposta do governo para encerrá-la".

E completa: "o governo finalmente condiciona a 'retirada' de sua proposta ao fim da greve do funcionalismo, mas, caso não se chegue a nenhum acordo até o final de novembro, afirma que 'tomará as medidas necessárias para manter o equilíbrio financeiro do Estado'. Quer dizer, ele diz que recolocará a mesma proposta que hoje tramita".

O comando de greve da UEL se reuniu às 18h da última quinta-feira para conversar sobre a questão. Por volta das 20h30, o vice-presidente do Sindiprol, Nilson Magnanin Filho afirmou que outras reuniões serão realizadas na segunda (24) e terça-feira (25) antes de realizar uma nova assembleia.

"É preciso ouvir os professores antes de qualquer decisão e explicar para eles tudo o que está acontecendo. Nós vamos apresentar o novo cenário aos professores dos nove centros de estudos da universidade, discutir com eles, recolher suas opiniões e questões para levá-las à assembleia", explica.

A assembleia geral está marcada para a próxima terça-feira (25), no período da tarde. Conforme informações divulgadas pelo Sindiprol, pela manhã o comando de greve vai se reunir para avaliar o resultado dos encontros que serão realizados na segunda-feira para tirar um indicativo para a assembleia geral.

Confira a agenda:

CECA – segunda-feira, 14h, sala 683
CESA – segunda-feira, 14h30, anfiteatro
CCH – segunda-feira, 14h30, sala 1
CCB – segunda-feira, 14h30, sala 202
CCA – segunda-feira, 10h, sala 808
CCS – segunda-feira, 9h, sala 540
CTU – segunda-feira, 15h, sala 1024
CCE – segunda-feira, 9h, sala 1 do Bloco de Salas
CEFE – segunda-feira, 14h, sala 914
UENP Cornélio - segunda-feira, 19h, entre blocos B e C
UENP Jacarezinho - segunda-feira, 19:30h, CCHE
UENP Bandeirantes - segunda-feira, 14 h, auditório Tomas Nicoletti