Segundo os policiais, Rogério 157, foragido há vários meses, não resistiu à prisão
Segundo os policiais, Rogério 157, foragido há vários meses, não resistiu à prisão | Foto: Mauro Pimental/AFP



Rio - A polícia prendeu na manhã desta quarta-feira (6) o traficante Rogério Avelino dos Santos, o Rogério 157, apontado como um dos responsáveis por uma disputa territorial na favela da Rocinha, na zona sul, que vem provocando mortes e afetando o acesso dos moradores a serviços.

Foragido há vários meses, ele foi detido na comunidade do Arará, na zona norte do Rio, durante uma megaoperação policial. Acusado de tráfico de drogas, associação ao tráfico, extorsão e homicídios, Santos era o criminoso mais procurado no Rio e a Secretaria de Segurança Pública chegou a oferecer R$ 50 mil de recompensa pelo paradeiro dele. Segundo os policiais, o traficante não ofereceu resistência à prisão.

Por causa da operação, da qual participaram cerca de 2.900 homens das polícias Civil, Militar e Federal, da Força Nacional e das Forças Armadas, unidades de saúde, escolas e creches permaneceram fechadas.

Desde setembro, a Rocinha tem sido palco de tiroteios e assassinatos pela disputa territorial pelo comando da venda de drogas entre os traficantes Nem e Rogério 157. A partir dessa rixa, a crise da segurança se espalhou por ao menos outras seis favelas do Rio.

FOTOGRAFIA
A corregedoria interna da Polícia Civil abriu um processo para apurar a divulgação de fotos de policiais civis com Rogério 157, que circularam nas redes sociais. Os próprios agentes teriam tirados e postado as fotos. Para o secretário de Segurança Pública, Roberto Sá, as imagens são fruto de "euforia", mas enfatizou que qualquer tipo de ato que "glamorize" criminosos deve ser reprovado.