O Corpo de Bombeiros foi chamado para combater o princípio de incêndio em um galpão, localizado em uma chácara no jardim Monte Belo, na zona sul de Londrina, no início da tarde de domingo (7). Durante o atendimento da ocorrência, descobriu-se que o local era uma "fábrica" de maconha. Pelo menos sete estufas eram utilizadas para o cultivo de mais de 500 pés da "marijuana". Segundo o tenente Dhieyson Bubernik, do Corpo de Bombeiros, a chácara já estava vazia no momento em que a equipe chegou. Há também duas casas no terreno. Alimentos, roupas, utensílios domésticos foram encontrados, sinais de que a chácara era habitada. Os moradores teriam deixado o terreno minutos antes da chegada dos bombeiros.
Polícia apreende 550 pés de maconha em Londrina
Polícia apreende 550 pés de maconha em Londrina Polícia apreende 550 pés de maconha em Londrina Polícia apreende 550 pés de maconha em Londrina Polícia apreende 550 pés de maconha em Londrina Polícia apreende 550 pés de maconha em Londrina Polícia apreende 550 pés de maconha em Londrina Polícia apreende 550 pés de maconha em Londrina Polícia apreende 550 pés de maconha em Londrina Polícia apreende 550 pés de maconha em Londrina Polícia apreende 550 pés de maconha em Londrina Polícia apreende 550 pés de maconha em Londrina Polícia apreende 550 pés de maconha em Londrina Polícia apreende 550 pés de maconha em Londrina Polícia apreende 550 pés de maconha em Londrina



Aparentemente, todos os processos de produção da droga eram realizados na chácara, onde foram encontrados sementes, fertilizantes, irrigadores e ferramentas. As estufas possuíam aparelhos de ar-condicionado, ventiladores, etiquetas para identificar cada espécie, além de termômetros e instrumentos para controlar a umidade. Segundo a PM, foram localizados 550 pés de maconha e 3kg da droga pronta para consumo.Na residência também foi localizado alguns objetos eletrônicos, dinheiro em espécie e documentos relacionados ao movimento e fornecimento das substâncias

A Polícia Militar foi acionada e arrancou e apreendeu os pés de maconha. Tudo seria encaminhado para a Polícia Civil, que irá apurar o crime. As estufas foram destruídas. Ninguém havia sido preso até o fim da tarde de domingo.

‘Fábrica’: pelo menos sete estufas eram utilizadas para o cultivo da erva
‘Fábrica’: pelo menos sete estufas eram utilizadas para o cultivo da erva | Foto: Ricardo Chicarelli



USO INDEVIDO
A Lei Nº 11.343/2006 que institui o Sisnad (Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas) prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas, estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas e define crimes e dá outras providências.

Imagem ilustrativa da imagem Polícia apreende 550 pés de maconha em Londrina
| Foto: Ricardo Chicarelli


O tráfico não é apenas o ato de vender a droga. De acordo com o artigo 33 desta lei, importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, prevê pena de reclusão de cinco a 15 anos e pagamento de 500 a 1.500 "dias multa".