A Polícia Federal apreendeu nesta quarta-feira, 29, mais de R$ 150 mil em espécie, além de veículos e entorpecentes em posse de uma "organização criminosa" de tráfico internacional de drogas que atuava nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. A ação resulta da Operação Petros, deflagrada contra o grupo criminoso.

Em nota, a Polícia Federal afirma ter representado pelo sequestro de bens e contas bancárias do grupo, cujo patrimônio estimado pode chegar a R$ 2 milhões.

A droga, segundo a Polícia Federal, era adquirida no Paraguai e chegava ao Brasil pela região de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, para ser distribuída principalmente nas cidades de Torres, Santo Antônio das Missões, no Rio Grande do Sul e Garopaba, em Santa Catarina.

Mais de 100 policiais federais cumprem 19 mandados de busca e 14 de prisão nas cidades gaúchas de Santo Antônio das Missões, São Borja, Santo Ângelo, Três Passos e Torres, no Rio Grande do Sul; em Garopaba e Ponta, em Santa Catarina; e também em Porã, no Mato Grosso do Sul.

A investigação foi desenvolvida pelas unidades da Polícia Federal em São Borja e Uruguaiana, com recursos da Operação Sentinela, de combate aos crimes transnacionais.

De acordo com a Polícia Federal, presos responderão pelos crimes ligados ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

A PF afirma que o nome da operação foi inspirado no grego antigo "pétros", que significava "pedaço de pedra, fragmento de rocha", em referência às "pedras" e "tijolos" como comumente são embaladas as drogas.