Nova tarifa do transporte deve ser anunciada antes do final do ano para passar a vigorar a partir de 1º de janeiro
Nova tarifa do transporte deve ser anunciada antes do final do ano para passar a vigorar a partir de 1º de janeiro | Foto: Marcos Zanutto



A menos de 15 dias do fim do ano, a base de cálculo para o reajuste da tarifa do transporte público de Londrina ainda segue indefinida. Isso porque o Executivo pretende fazer mudanças no sistema de concessão de passe livre aos estudantes. Atualmente, todos os alunos do município, da educação básica ao ensino superior, são beneficiados pelo passe livre. Com a justificativa de redução de custos, a prefeitura pretende restringir o número de beneficiados. O eventual fim dos subsídios tem impacto direto na nova tarifa.

O Metrolon (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Londrina) divulgou nota demonstrando preocupação com a possibilidade do corte do benefício concedido aos estudantes, o que, segundo o sindicato, tem impacto direto no custo da tarifa do transporte coletivo urbano. O Metrolon informou que durante 2017 houve uma queda significativa de 9% no número de passageiros transportados. "Isso significa que o sistema deixou de transportar, diariamente, 5.400 usuários. Além disso, a queda de passageiros é também um fator de impacto na tarifa que, somada ao corte do benefício, pode ocasionar reajustes de percentuais elevados no cálculo da tarifa", apontou.

A nota informa ainda que o Metrolon já procurou a administração municipal manifestando sua posição contrária ao corte do subsídio. "O que o Metrolon quer é uma tarifa mais barata para os usuários do transporte coletivo. Assim, mais pessoas poderão fazer uso do serviço", argumentou. "Outra forma de barateamento da tarifa é o corte de impostos. Existem tributos, como, o ISS, que deveriam ser excluídos do cálculo tarifário porque, quem acabando pagando são os usuários do transporte. As empresas apenas repassam ao município esses impostos cobrados dos usuários."

Também por meio de nota, a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) informou que a Diretoria de Transportes segue em estudos sobre o equilíbrio econômico e financeiro do Sistema de transporte público coletivo. Técnicos analisam dados e custos de cada item para a manutenção do sistema, considerando a variação dos valores dos últimos doze meses. Sobre o impacto na tarifa do projeto que restringe o passe livre, a CMTU respondeu que os técnicos aguardam a aprovação do projeto pela Câmara Municipal.