Apesar do governo federal ser responsável pela estrutura do novo ensino médio, são os Estados os responsáveis diretos pela aplicação dos conteúdos. A Secretaria de Educação do Paraná (Seed-PR) avalia a reforma do ensino médio como positiva, mas garante que a metodologia a ser aplicada para acomodar as mudanças será "amplamente debatida com a comunidade escolar e passará também por avaliação do Conselho Estadual da Educação".
Por meio do site oficial da Seed, a secretária de Estado da Educação, Ana Seres, detalha que, no início de novembro deste ano, antes do período de matrículas, serão promovidos seminários para debater o tema com a comunidade escolar, que abrange professores, funcionários, estudantes, pais e responsáveis. "Algo precisa ser feito em relação ao ensino médio. Vejo com bons olhos a autonomia oferecida aos estudantes", avalia.
De acordo com a Seed, as mudanças começam em 2017, com um projeto piloto que será aplicado, a princípio, nas maiores cidades do Estado. Pela proposta, será possível avaliar a nova sistemática proposta pelo MEC, aliando a Base Nacional Comum Curricular e as cinco ênfases do ensino: linguagem, matemática, ciências sociais e humanas, ciências da natureza e formação técnica e profissional. A secretária garante também que as disciplinas de sociologia, filosofia, arte e educação física serão mantidas no Estado.
Ana Seres comenta ainda que a qualidade dos profissionais da educação no Paraná deve suprir a eventual necessidade de contratação de profissionais com "notório saber" para os cursos de formação técnica. Pela MP, pessoas sem formação específica poderão lecionar em disciplinas para as quais faltam professores.(C.F.)