Imagem ilustrativa da imagem Palestra aborda método de redução de estresse
| Foto: Marcos Zanutto
Segundo a psicóloga, as pessoas estão cada vez mais ansiosas porque querem viver em um mundo idealizado, em que precisam ser perfeitas


Um resgate das coisas sutis do dia a dia. Essa é a proposta do Mindfulness, um método de redução do estresse focado no momento presente. A prática foi tema de palestra para os funcionários da FOLHA, nesta segunda-feira (12), dentro das atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) 2016.

A técnica do Mindfulness é derivada do budismo, mas foi incorporada na medicina nas décadas de 1960 e 1970, nos Estados Unidos. No Brasil, chegou há pouco menos de 15 anos. De acordo com a psicóloga do Núcleo Evoluir Claudia Razente Cantero, especialista em análise comportamental e professora da Unopar, a ideia da técnica é que a pessoa aprenda a aceitar seus pensamentos e sentimentos negativos e não tente controlá-los. A prática propõe viver o "aqui e agora" e a tolerar e aceitar os sentimentos. "Estamos em uma sociedade que as pessoas estão cada vez mais depressivas, mais ansiosas e exaustas. O Mindfulness vem trazer o resgate das coisas simples do dia a dia", explicou Claudia.

A ideia é fugir do conceito de que a felicidade é uma meta, às vezes, distante de ser alcançada, mas um processo. "Estamos no piloto automático. Ao mesmo tempo, por exemplo, que você fica pensando como fazer para pagar todas as contas. Preocupações importantes, é claro. Mas você deixa de aproveitar um momento com os filhos, um jantar com o marido, um passeio de fim de semana", alertou.

A proposta desse método é ensinar as pessoas a enxergar o mundo de modo diferente, saber relaxar e não apenas ficar sob o controle das preocupações. "Quando estou no trabalho, por exemplo, eu resolvo coisas relativas ao trabalho. Não adianta estar no trabalho tentando resolver coisas que posso deixar para depois", ensinou a psicóloga.

Segundo ela, as pessoas estão cada vez mais ansiosas porque querem viver em um mundo idealizado, em que precisam ser perfeitas. E a preocupação em conseguir essa perfeição inatingível não permite que aproveitem o momento.

Aprender a se desprender do passado e do futuro para viver o momento atual exige treinamento e prática, aponta a psicóloga. Mas algumas dicas podem ajudar a começar a caminhada. "Preste mais atenção nas pequenas coisas do dia a dia. Observe o caminho de casa para o trabalho. No almoço, preste atenção no que está comendo, nos sabores. Durante o banho, em vez de ficar pensando nos problemas, permita-se sentir a água caindo no corpo, o cheiro do sabonete e do xampu", enumerou Claudia.

As técnicas de Mindfulness têm sido utilizadas por militares americanos e grandes empresários. Segundo a psicóloga, o método vai na contramão de livros de autoajuda, que abordam a felicidade a qualquer custo. "O Mindfulness traz que esses sentimentos (tristeza, ansiedade, medos) são como outros quaisquer e que acompanham a nossa evolução. A questão é como lidar com eles", afirmou.

MOTIVAÇÃO
As atividades da Sipat 2016 seguem nesta terça-feira (13), com palestras sobre proteção auditiva e motivação, com Rogério Lacerda Cezar, para os funcionários do parque gráfico da FOLHA. O palestrante vai abordar três assuntos: espiritualidade, família e trabalho. E vai contar como um acidente de moto em 2008 mudou a sua vida.

No desastre, o empresário de 48 anos perdeu o braço e a perna esquerdos. Ficou três dias em coma. "Apesar de ter nascido em um lar evangélico e ser bem religioso, só fui conhecer Jesus em 2008. Ele me deu a missão de servir. O que aconteceu comigo foi um milagre", comentou.

Hoje, Cezar participa da Associação de Homens de Negócios do Evangelho Pleno (Adhonep) e percorre o Brasil compartilhando a sua história para incentivar as pessoas a mudarem o comportamento no trânsito e a valorizarem mais a vida e os relacionamentos com a família. "Falo sobre os equipamentos de segurança, sobre o consumo de bebida e da minha vida antes e depois do acidente", disse.