"Já consegui terminar o Ensino Fundamental e agora quero avançar mais", afirma Carlos Alberto Cardoso
"Já consegui terminar o Ensino Fundamental e agora quero avançar mais", afirma Carlos Alberto Cardoso



Cerca de 150 mil pessoas em todo o Paraná fizeram neste domingo (19) a prova do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). No Brasil, foram mais de 1,5 milhão de alunos. Os resultados da avaliação podem ser utilizados para fins de certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, ou ainda para emissão da declaração parcial de proficiência, a critério das secretarias estaduais de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

O exame foi realizado durante a manhã e à tarde, sendo quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. No Colégio Vicente Rijo (área central), um dos locais de aplicação da prova em Londrina, o movimento foi tranquilo no início da manhã e, mesmo com vários candidatos vindo de cidades da região, apenas três chegaram após o fechamento dos portões.

Entre os estudantes, muitos pararam de estudar por causa do casamento ou maternidade e buscam agora retomar a vida escolar, visando cursos profissionalizantes ou uma vaga na universidade, como Lílian Silva. "Parei (de estudar) há três anos, porque engravidei e agora pretendo obter o certificado do Ensino Médio para poder prosseguir nos estudos. Minha vontade é fazer um curso técnico de enfermagem, ou até a universidade", explicou.

Beatriz Caroline Rodrigues Pinto com o filho Rhyan: "Parei de estudar por causa da maternidade e hoje vim para fazer a prova"
Beatriz Caroline Rodrigues Pinto com o filho Rhyan: "Parei de estudar por causa da maternidade e hoje vim para fazer a prova" | Foto: Fotos: Saulo Ohara



Nem o parto recente e os 90 quilômetros entre Londrina e Centenário do Sul fizeram Beatriz Caroline Rodrigues Pinto desistirem da prova. Acompanhada do filho Rhyan, de quatro meses e de uma amiga, ela veio em busca da certificação do Ensino Fundamental. "Parei de estudar por causa da maternidade e hoje vim para fazer a prova. Já me informei sobre como fazer para amamentar durante a prova e minha amiga veio para tomar conta dele. No momento estou só em casa, mas quero terminar meus estudos", garantiu.

Também vindo de Centenário do Sul, Janaína Cristina Ribeiro pretende conquistar a certificação do Ensino Médio. Há dois anos sem estudar, ela conta que tentou fazer o Enem mas foi reprovada na redação e agora tentava novamente a conclusão, através do Encceja. "Na minha cidade não há muitas oportunidades, por enquanto estou em casa, mas é importante terminar os estudos."

O encarregado de manutenção Carlos Alberto Cardoso veio de Ivaiporã (165 km de Londrina) para tentar a certificação do Ensino Médio. Há 15 anos fora da sala de aula, ele contou que deseja fazer outros cursos, como o de socorrista e para isso precisa ter completado os estudos. "Casei muito novo e parei de estudar. Já consegui terminar o Ensino Fundamental pelo CEEBJA (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos) e agora quero avançar mais", disse.

O gabarito oficial do Encceja 2017 será divulgado até 1 de dezembro no Portal do Inep e o resultado individual será disponibilizado na Página do Participante, em data ainda a ser divulgada.