Dez supostos integrantes de uma quadrilha de traficantes foram presos nesta quarta-feira (26) em Sengés (Campos Gerais) pela Operação Fênix, deflagrada pelas polícias Civil e Militar. Entre os detidos está a mulher de um detento que comandaria o bando de dentro da Penitenciária Estadual de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Um funcionário público está entre os detidos. Um suspeito estava foragido até o fechamento desta edição.

A investigação começou há seis meses, com a notícia de envolvimento de um vigilante municipal com o tráfico de drogas. Segundo a Sesp (Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária), a quadrilha trazia maconha, crack, cocaína e drogas sintéticas de São Paulo e distribuía em Sengés, movimentando R$ 1,5 mil por dia. Armas e drogas foram apreendidas na ação.

Segundo o delegado Renan Ferreira, as informações foram obtidas a partir de intercepção telefônica monitorada pela Justiça, na qual foi possível detectar ordens dadas pelo líder da quadrilha. "Ele tinha a facilidade de ter a esposa como a 'rainha do tráfico', como era chamada aqui na região, e ela mesmo determinava a distribuição utilizando, muitas vezes, a ação de adolescentes", explicou.

Os suspeitos devem responder por tráfico de droga, associação para o tráfico, organização criminosa, porte ilegal de armas de fogo e lavagem de dinheiro.