Uma operação da Polícia Militar, conduzida pelo BPEC (Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária), com o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, agentes da Sema (Secretaria Municipal do Ambiente), Fazenda e Vigilância Sanitária foi deflagrada nesta sexta-feira (10).

A operação, denominada Segurança Escolar, é uma continuidade de uma ação que foi realizada em outubro deste ano. O subcomandante do 4º BPEC, 2º tenente Renan Prado, destacou que a presença ostensiva da Polícia Militar e das demais forças de segurança faz com que o tráfico de drogas perca espaço e as ocorrências diminuam. "A gente sente a diminuição do número de ocorrências. A ideia é passar uma sensação de segurança para a comunidade escolar e evitar que as ocorrências aconteçam e as crianças possam desempenhar suas atividades escolares de maneira tranquila", destacou.

Imagem ilustrativa da imagem Operação fiscaliza entorno de escolas de Londrina
| Foto: Anderson Coelho



Foram criados quatro grupos com representantes de cada uma dessas forças para realizar a fiscalização de bares, tabacarias, mercearias e outros comércios que possuem atividades no entorno de escolas estaduais. Pela manhã, os agentes realizaram patrulhamento ostensivo no entorno de escolas municipais e estaduais em todas as regiões e realizaram a prisão de uma pessoa por tráfico, com 29 porções de maconha, que atuava próximo a um colégio. Outra pessoa foi encaminhada por uso de entorpecente e uma motocicleta foi recolhida por realizar manobras perigosas.

A reportagem acompanhou a fiscalização de um dos estabelecimentos, localizado na Avenida Pedro Pescador, nas proximidades da Escola Estadual Fernando Barros Pinto, no Conjunto Violim (zona norte). Em um dos estabelecimento foram encontradas irregularidades no seu alvará das quais a proprietária terá 15 dias para se defender. O espaço também estava com um papagaio preso em uma gaiola, que foi recolhido por funcionários da Sema. O Corpo de Bombeiros localizou um botijão de gás que estava dentro do imóvel, quando o recomendado é que fique fora do estabelecimento. A PM encontrou no banheiro do estabelecimento uma cápsula vazia, que possivelmente continha cocaína e uma bituca de cigarro de maconha, provavelmente de usuários que frequentam o espaço.

A moradora do bairro, Ana Paula Catori, 36 anos, mãe de crianças em idade escolar, diz que a operação é importante. "É essencial, principalmente porque aqui na zona norte tem muita droga circulando por aqui. O negócio está feio. Tento mostrar para meus filhos que se no nosso tempo de criança as coisas já eram difíceis, agora está pior ainda", declarou.

O subcomandante do 4º BPEC, 2º tenente Renan Prado, revelou que em outubro deste ano, na primeira etapa da operação, foram feitas fiscalizações no entorno de cinco colégios. Na época, cinco locais foram interditados por estarem com a documentação irregular. Também foi feita a apreensão de quatro máquinas de jogos de azar. Ao todo, 138 pessoas foram abordadas. Naquele mês um rapaz foi preso e um adolescente foi apreendido, ambos por posse de substância entorpecente. Duas motocicletas foram apreendidas.