Vinte e três estudantes de Farmácia, duas professores e dois motoristas, todos da Universidade Estadual de Londrina (UEL), tiveram que dormir de segunda (26) para terça (27) no estacionamento de um shopping de Campinas, no interior de São Paulo, após o ônibus usado por eles apresentar uma pane elétrica. O grupo saiu do Norte do Paraná às 23h30 do último domingo (25) para visitar empresas de Campinas e região e deveria volta às 18h de ontem. Ao longo de toda a viagem, diversas paradas por causa de problemas mecânicos. Outro coletivo foi enviado pela universidade e chegou para buscá-los às 9h desta terça.

De acordo com a estudante Nicla Renata Lucchetta, as falhas já começaram durante o périplo pelas empresas que seriam visitadas. "Em um trecho, o ônibus precisou parar no acostamento enquanto os motoristas o consertavam. Quase fomos multados por não ter colocado o triângulo, já que ele fica em um compartimento que só é acessado com acionamento elétrico - que também estava com problema. Uma de nossas professores conversou com o policial e conseguiu evitar a multa. É uma situação muito vergonhosa e desrespeitosa para todos", diz.

Às 9h, outro coletivo chegou a Campinas para buscar o grupo.
Às 9h, outro coletivo chegou a Campinas para buscar o grupo. | Foto: Nicla Renata Lucchetta



Voltando de Hortolândia, o coletivo apresentou uma pane elétrica que comprometia a iluminação. Com ainda era fim de tarde, foi possível chegar a Campinas para verificar o problema. "Tivemos sorte de ter entrado no estacionamento do shopping. Pelo menos tivemos acesso a banheiro, água, comida e um pouco de segurança. Como meu pai mora aqui, eu consegui ir para casa e trouxe, hoje de manhã, café de manhã para todos. Nem isso foi fornecido pela UEL, que também não autorizou o frete de outro ônibus para voltarmos ainda na noite de ontem. Todos tiveram que dormir dentro do ônibus, no estacionamento", critica.

Durante todo esse tempo, os motoristas da UEL e mecânicos acionados pelos próprios alunos e professores tentavam reverter a pane que impedia o veículo de rodar. Em vão. Às 9h desta terça, outro ônibus da universidade chegou ao estacionamento do shopping para buscar os estudantes. Um servidor da instituição também foi enviado para tentar consertar o coletivo e trazê-lo de volta a Londrina.

Procurado pela reportagem do Portal Bonde, o prefeito do campus, Dari de Oliveira Torginho Filho, informou que todos os veículos passam por uma revisão antes de sair de Londrina. "Como o problema com a iluminação começou no fim da tarde, não foi possível encontrar um profissional que resolvesse rapidamente a falha. Por volta das 20h, decidimos que o melhor era mesmo mandar outro ônibus para buscar os estudantes. Este é o procedimento padrão que adotamos em situações como essa. Infelizmente, não temos mecanismos para, por exemplo, fornecer hospedagem aos alunos quando isso acontece. O 'plano de emergência' é sempre mandar outro carro. Neste caso, o problema foi maior porque a pane ocorreu entre o fim da tarde e o início da noite", explica.