Aparecido Wilson Dorigon começou a tratar o diabetes recentemente e teme problemas na visão
Aparecido Wilson Dorigon começou a tratar o diabetes recentemente e teme problemas na visão | Foto: Simoni Saris - Grupo Folha

O glaucoma é a segunda principal causa de cegueira irreversível no mundo. Por ser assintomática nos estágios iniciais, muitos pacientes só descobrem a doença quando já há o comprometimento da visão. A Sociedade Brasileira de Glaucoma estima que entre 3% e 4% da população tenha a doença e muitos casos, sem diagnóstico. Mas se a enfermidade for detectada precocemente, há maiores chances de se preservar a visão.

No dia 12 de março é comemorado o Dia Mundial do Glaucoma e, durante todo o mês, a Associação Paranaense de Oftalmologia organizou em várias cidades do Estado ações para conscientização e prevenção da doença. Em Londrina, a ação acontece neste sábado (23), no Aurora Shopping. Das 10 às 15 horas, um grupo de oftalmologistas e voluntários estará no local para orientar os frequentadores do shopping e realizar, gratuitamente, o exame para aferição da pressão intraocular.

Pelo exame, é possível verificar indícios da doença. "Aqui é feita uma triagem e, se houver suspeita de glaucoma, orientamos a procurar um médico", explicou o oftalmologista Arthur Buffara Van Den Berg, que coordena a ação junto com o oftalmologista Marcelo Gameiro. O exame de pressão intraocular leva apenas alguns minutos. Após a aplicação de um colírio anestésico, cujo efeito passa rápido, um aparelho é usado para medir a pressão.

Há vários tipos de glaucoma. Alguns deles podem provocar dor de cabeça e enjoo, mas segundo Van Den Berg, o tipo mais prevalente da doença é o glaucoma primário de ângulo aberto que não apresenta sintomas nos estágios iniciais e o paciente pode levar anos até notar problemas na visão, como baixa ou perda da visão periférica. "A fase assintomática pode levar anos. Aí já tem anos de evolução do problema", comenta a médica oftalmologista Roberta Van Den Berg, que participa da ação no Aurora Shopping.

"Quando o diagnóstico é feito de forma precoce e o tratamento é iniciado logo, o prognóstico é melhor. Em casos mais tardios, o tratamento é mais difícil. O tratamento pode evitar a progressão da doença, mas os danos causados até a descoberta do glaucoma são irreversíveis ", alerta Arthur Van Den Berg. Os fatores de risco são idade acima de 40 anos, pressão intraocular elevada, hereditariedade e diabetes.

O tratamento visa estabilizar a doença e o uso de medicamentos é indicado para as primeiras fases da doença. Para os casos mais avançados, a indicação é o laser e o procedimento cirúrgico.

O casal Sandra Terezinha Vicentini Dorigon, 60, e Aparecido Wilson Dorigon, 68, não tem muitos conhecimentos sobre o glaucoma, mas sabe que a doença causa cegueira. Essa informação foi suficiente para que os dois fossem até o shopping neste sábado para fazer a medição da pressão intraocular. "Está tudo bem, não tenho nenhum sintoma, mas faz muito tempo que não vou ao médico e achei bom vir. Até avisei a família no grupo do WhatsApp. O exame é gratuito e tem que aproveitar a oportunidade", diz Sandra. "Sou diabético faz pouco tempo, estou começando a me tratar e tenho percebido uma manchinha na visão. Fiquei preocupado, mas o médico me disse que está tudo bem", disse Dorigon.

O professor universitário Otávio Portezan Filho, 60, está sempre em dia com as consultas médicas e esteve no consultório do oftalmologista há duas semanas, mas achou por bem fazer mais uma checagem. "Vai que deu uma alteração nessas duas últimas semanas. Sei da gravidade da doença e me preocupo pela minha idade."

"Conheço a catarata, sei dos sintomas, mas do glaucoma eu só sei que perde a visão. Mas pelo que vi aqui, a minha está muito boa. O exame não dói nada. Foi tranquilo, sossegado. É bom cuidar da saúde", disse o aposentado Antonio Hirota, 76.

Serviço - Aurora Shopping - Térreo ao lado da Praça de Eventos. Avenida Ayrton Senna da Silva, 400. Das 10 às 15 horas