São Paulo - Em coletiva nesta quarta (19) sobre a divulgação dos locais em que serão aplicadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que ocupações em escolas podem comprometer a realização do exame para 95 mil dos mais de 8,6 milhões de inscritos.
Segundo relatório do Ministério da Educação (MEC) estão ocupadas 181 escolas em 82 cidades de 11 Estados. Apenas no Estado, no entanto, de acordo com o movimento Ocupa Paraná, 773 escolas estão ocupadas. O ministro afirmou que as escolas devem ser desocupadas até o dia 31 de outubro. Caso isso não ocorra, os inscritos nesses locais terão a prova cancelada. "Espero que o bom-senso prevaleça e as pessoas tenham a sensibilidade", disse Mendonça Filho.
Aos eventuais prejudicados, o MEC decidiu que vai aplicar a prova em data posterior a da realização oficial do exame, 5 e 6 de novembro. Por questão de logística, Mendonça Filho descartou a possibilidade de realocar esses inscritos em outras escolas.
O ministro disse ainda que a Advocacia Geral da União estuda providências jurídicas aos responsáveis pelas ocupações, que protestam sobretudo contra a reforma do ensino médio e a PEC do Teto. Se necessária a aplicação da prova em outra data, os custos de aproximadamente R$ 90 por prova poderão ser cobrados judicialmente de alunos e entidades que forem identificados como responsáveis pelas ocupações

LOCAIS
Com um dia de atraso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou na tarde desta quarta (19) a consulta às informações dos locais de aplicação das provas do Enem. O cartão de confirmação, a exemplo do que ocorreu no ano passado, não será impresso. As informações estão disponíveis via aplicativo e site do Enem.
O Inep também avisará a todos os inscritos via SMS e e-mail sobre a disponibilização das informações. Além do aviso, novos lembretes serão encaminhados a cada três dias aos estudantes que ainda não tiverem verificado seus locais de prova. A apresentação do cartão de confirmação no dia da prova não é obrigatória.
No primeiro dia, o exame terá duração de quatro horas e meia e contemplará as disciplinas de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia) e ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia). Já o segundo dia, com duração de cinco horas e meia, será dedicado a linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), matemática e suas tecnologias e redação. Nas duas datas, os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas (horário de Brasília) - o exame começa às 13h30.