Londrina - O ator Pedro José Veranese, 26 anos, destacou que o objetivo do projeto é justamente ocupar espaços na periferia, em bairros com diversas dificuldades sociais e que não possuem acesso a esse tipo de apresentações. "Fazemos isso desde 2012. Este ano conseguimos patrocínio via Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), mas assim mesmo temos muitas dificuldades para a aprovação de projetos", reclamou.
Ele destacou que os artistas de rua também pedem agilidade para que seja aprovada um projeto de lei que permitirá a cessão de espaços públicos para eles realizarem suas apresentações. "Hoje em dia, para qualquer apresentação, temos que pedir autorização na CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) e também na SEMA (Secretaria Municipal de Ambiente), além de sermos cobrados por isso", reclamou. Explicou que o texto foi elaborado por um grupo de estudo com a participação da própria Secretaria Municipal de Cultura, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e articuladores do movimento.
"Caso esse projeto seja aprovado, seremos a primeira cidade do interior do País a prever a livre ocupação artística dos espaços públicos", explicou Rafael de Barros, de 27 anos, outro articulador do movimento. As próximas ocupações no Conjunto Avelino Vieira estão previstas para os dias 11 de maio e 15 de junho. As do Residencial Vista Bela serão nos dias 13 de julho, 3 de agosto e 7 de setembro. (V.O.)