Curitiba - A primeira fase do Vestibular 2016/2017 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi realizada no domingo (23) em 27 locais entre Curitiba e interior. Em todos os pontos houve dez minutos de tolerância para o fechamento dos portões, por conta do tráfego intenso nas imediações de três locais de provas, Centro Politécnico, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) e Uniandrade. Isso pode ter impactado no percentual de faltantes, que foi de 7,47% (4.274 candidatos) - no vestibular 2015/2016 foi de 12,1%.
O vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari explicou que retardar o fechamento dos portões não interferiu no início das provas, marcado para 14 horas. "São mais de 55 mil candidatos em várias sedes, só em Curitiba 48 mil candidatos, mas tudo transcorreu dentro da normalidade", declarou.
A prova também trouxe mais autonomia para os candidatos com deficiência visual, uma vez que, com o auxílio de impressoras 3D, as provas foram confeccionadas com melhores condições para a leitura e interpretação de itens gráficos que exigiam percepção tátil.
"Uma data provável para a divulgação dos aprovados para a segunda fase é 12 de novembro", informou Mulinari. A 2ª fase será nos dias 27 e 28 de novembro. O resultado final do vestibular será divulgado em 13 de janeiro de 2017.