Imagem ilustrativa da imagem Município paranaense registra tremor de terra
| Foto: Reprodução/USP


Um tremor de terra foi registrado na madrugada de segunda-feira (18) em Rio Branco do Sul, na RMC (Região Metropolitana de Curitiba). Conforme informações do Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo), o fenômeno ocorreu logo após a meia-noite, teve magnitude de 3,5 na escala Richter e durou 52 segundos.

O aplicativo do Centro apontou a ocorrência de um tremor também em São Jerônimo da Serra (Norte Pioneiro), mas essa ocorrência foi descartada, conforme informou o técnico em sismologia da USP, José Roberto Barbosa. Corpo de Bombeiros e Polícia Militar informam que, no município, não foi registrado qualquer relato de tremor. "Se houvesse alguma ocorrência, é muito provável que a população tivesse sentido", diz.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Rio Branco do Sul à Agência Brasil, o fenômeno foi sentido também em Tamandaré, Itaperuçu e Campo Magro. Vários moradores dessas cidades teriam postado no Twitter e no Whatsapp mensagens com relatos sobre o acontecimento e imagens com pequenos danos em suas residências, como vidros quebrados e rachaduras.

Barbosa informou que a equipe do Centro de Sismologia está classificando o fenômeno registrado no Paraná como natural. "Possivelmente, é oriundo da movimentação de placas tectônicas. Isso é normal e ocorre no Brasil todo", diz, destacando que a magnitude de 3,5 é considerada moderada, mas quando o tremor ocorre próximo a centros urbanos, acaba sendo mais sentido pela população.

Barbosa lembrou que a região de Rio Branco do Sul tem histórico de tremores de terra. "Há alguns anos, registramos pelo menos três ocorrências na região, por isso, estamos sempre monitorando", esclarece.

Leia mais na edição desta terça (19).