Danúbia Rangel estava foragida após ter sido condenada a 28 anos de prisão por tráfico, associação ao tráfico e corrupção
Danúbia Rangel estava foragida após ter sido condenada a 28 anos de prisão por tráfico, associação ao tráfico e corrupção | Foto: Rommel Pinto/Agência O Dia/Estadão Conteúdo



Rio - Enquanto uma operação policial entrava em curso na favela de Rocinha, a companheira do traficante Antônio Bonfim Lopes, o Nem, foi presa nesta terça (10) na Ilha do Governador, na zona norte do Rio, a 30 quilômetros da favela que seu namorado comandava. Danúbia Rangel estava foragida após ter sido condenada a 28 anos de prisão por tráfico, associação ao tráfico e corrupção.

O dia na Rocinha, em São Conrado, zona sul do Rio, foi marcado por uma ação conjunta da qual participaram as Forças Armadas. Os militares retornaram à comunidade 11 dias após desmontarem o cerco à favela. O objetivo da ação era checar informações sobre depósitos de armas e drogas que estariam no alto do morro.

Policiais militares chegaram antes, na madrugada de segunda-feira (9), às 5h40, e deixaram a favela por volta das 15h desta terça (10). Sete blindados e 550 homens se juntaram a outros 550 policiais militares, que ocupam a comunidade desde a saída das Forças Armadas. A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio, que coordena as atividades conjuntas, não divulgou balanço da operação nem confirmou se ela continuará nesta quarta-feira (11).

As operações desta terça são desdobramentos da ação das forças de segurança contra a quadrilha que domina o tráfico de drogas na Rocinha, a ADA (Amigos dos Amigos). Na próxima terça (17) completa um mês que um racha na facção resultou em uma tentativa de invasão à favela. Rogério Avelino, o Rogério 157, era segurança de Nem e havia herdado parte do controle da venda de drogas na Rocinha desde que o chefe foi preso, em 2011.

A briga começou porque, da cadeia de segurança máxima em Rondônia, Nem ordenou que Rogério devolvesse as bocas de fumo a um de seus aliados. Rogério se negou a entregá-las, matou aliados de Nem e expulsou sua companheira Danúbia do morro.