Um movimento batizado no Facebook como "Desocupa Já" convocou um evento para às 18h desta quarta-feira (26) com a finalidade de protestar contra a ocupação de colégios estaduais de Londrina. Segundo a organização "Ocupa Londrina", mais de 25 instituições de ensino contavam com a presença de estudantes. Nesta terça-feira (25), a Justiça despachou a reintegração de posse das seguintes unidades: Vicente Rijo, Hugo Simas, Marcelino Champagnat, Maria José Aguilera, Ubedulha de Oliveira e Instituto de Educação Estadual de Londrina (IEEL).

No entanto, o "Desocupa Já" deseja que o mesmo aconteça em todas as escolas ocupadas atualmente na cidade. "A decisão judicial não diminui a força do nosso movimento. Vamos voltar às ruas caso a reintegração não saia para o restante", disse Jéssica Ramos Moreno, uma das líderes do protesto convocado pelas redes sociais. A concentração está marcada para o início da noite na avenida Leste Oeste, em frente à sede da 10ª Subdivisão Policial (SDP). "O evento é aberto a todos que concordam conosco", comentou.

Conforme os organizadores, a ideia é permanecer por aproximadamente uma hora e meia no local e chamar a atenção de motoristas e pedestres com cartazes, além do contato pessoal. "Queremos alertar os pais sobre os riscos que os filhos estão correndo. A maior parte das escolas possui um número mínimo de estudantes.", comentou. A direção do Movimento Ocupa Paraná contrapôs o argumento do "Desocupa Já", reiterando a legitimidade das ocupações.

Além de Londrina, pais de estudantes de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) vão se manifestar no mesmo dia, a partir das 18h30, em frente ao Colégio Estadual Souza Naves, na região central da cidade. A convocação também está sendo feita pelo Facebook.