Londrina - Foi grande o movimento ontem no primeiro dia da vacinação nacional contra a gripe nas 52 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Londrina. O objetivo do município é imunizar 139 mil pessoas que integram os chamados grupos prioritários. A campanha de vacinação vai até o dia 26 de abril.
Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, a vacinação transcorreu de forma tranquila e sem problemas. "Mesmo na zona rural, onde as doses só chegaram no início da manhã de ontem, a imunização teve início. Nas demais unidades as vacinas foram distribuídas na sexta-feira", explicou a coordenadora. "A vacina é importante porque previne contra a influenza e suas complicações. E estes grupos prioritários são os que apresentam maiores riscos de morte quando há complicações."
Na UBS do Jardim Leonor (zona oeste), o movimento foi intenso durante a tarde, já que a vacinação começou somente às 12 horas. Apesar disso, o atendimento foi rápido. "Deslocamos uma equipe exclusiva para aplicar a vacina nos idosos e outra para as crianças, onde é preciso fazer um cadastro. Isso agilizou o atendimento", colocou a enfermeira Suzana Noske, coordenadora da UBS.
O aposentado Jair Rodrigues, de 62 anos, toma a vacina contra a gripe há quatro anos. "Sempre tinha gripe, pelo menos uma ou duas vezes por ano. Depois da vacina nunca mais tive e também nunca me deu reação nenhuma", ressaltou.
O casal João Marchiori Júnior, de 74 anos, e Luísa Scudeler, de 72, moradores do Jardim Santa Rita (zona oeste), foram logo no primeiro dia da campanha para já ficarem prevenidos para a chegada do inverno. "A vacina me ajuda bastante e fico o ano todo sem gripe", garantiu Marchiori.
A moradora do Jardim Leste-Oeste, Susane Vivian Silva, de 26 anos, aproveitou para levar a filha Kamile, de 1 ano, para tomar a vacina da gripe e também a tríplice viral. "A gente fica com dó, mas é necessário. É um mal que acaba virando um bem", frisou.
Na UBS da Vila Brasil (região central), de acordo com a coordenadora Eliane Dela Flora, mais de 150 pessoas foram imunizadas ontem. A expectativa é aplicar 4 mil doses apenas nesta unidade. "Quando eu pegava gripe eu tinha muita febre e ficava de cama. Agora, se eu fico doente, é bem leve e eu consigo fazer as minhas atividades normais", contou a aposentada Henny Colli Vieira, de 89 anos.
A preocupação da assistente social Kellen Galego de Souza é que o filho Samuel, de seis meses, vai começar a frequentar o berçário e por isso a imunização é essencial. "Ele teve uma gripe forte no início do ano e para não ter mais problemas agora que terá contato com outras crianças a melhor coisa é a vacina", apontou.
Têm direito a receberem vacina contra a gripe na rede pública de saúde as gestantes, idosos com mais de 60 anos, crianças entre seis meses e 2 anos, profissionais de saúde, índios, população carcerária e doentes crônicos. Este ano, as mulheres, que estão nos 45 dias após o parto, também vão receber a dose.
No sábado, haverá o lançamento oficial da campanha nacional e por isso as 52 UBS de Londrina vão funcionar das 8 às 17 horas. Uma barraca também será instalada no Calçadão, no centro.
A estimativa da Secretaria de Estado da Saúde é que 2,8 milhões de pessoas sejam vacinadas em todo o Paraná. As doses estão disponíveis em mais de 2,5 mil postos e unidades básicas de saúde.

Imagem ilustrativa da imagem Movimento é grande no início da vacinação contra a gripe