Um homem de 50 anos foi a segunda vítima de gripe neste ano no Paraná. O paciente estava internado em Cascavel (Oeste), mas era morador da cidade de São Miguel do Oeste (SC). A médica da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Cascavel, Maria Fernanda Ferreira, contou que o paciente trabalhava como motorista de ônibus e passou algumas semanas internado no Hospital Universitário. Ele morreu no último domingo (16). O laudo do Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen/PR) apontou a presença do vírus Influenza A sazonal/H3 no organismo.

Para a médica, a morte do paciente serve de alerta à população para a retomada dos hábitos de higiene como a lavagem das mãos. "É preciso lembrar também a importância do uso do álcool em gel e de lenços descartáveis, por exemplo. Quando a pessoa apresentar sintomas da doença, além de procurar um médico, é importante que ela não exponha outras pessoas e que evite contato com idosos e crianças, que são mais vulneráveis", destacou.

A primeira morte por gripe registrada neste ano no Paraná ocorreu em fevereiro. Uma idosa de 79 anos infectada pelo vírus Influenza B morreu em Maringá. De acordo com o último boletim divulgado nesta quarta-feira (19) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 26 casos de influenza foram registrados no Paraná. Desse total, cinco foram identificados em Maringá, quatro em Londrina, três em Foz do Iguaçu e três em Curitiba. Os casos se referem a cinco tipos de influenza, incluindo o H1N1.

A campanha de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira (17). A meta é imunizar 3,1 milhões no Estado até o dia 26 de maio. O público-alvo abrange idosos, crianças com idade entre 6 meses e 4 anos, gestantes, mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias, indígenas, portadores de doenças crônicas, funcionários do setor da saúde e do sistema prisional, detentos e professores das redes pública e particular.