Candidatos esperam abertura dos portões no primeiro dia de prova do Enem
Candidatos esperam abertura dos portões no primeiro dia de prova do Enem | Foto: Gustavo Carneiro



Depois de um ano de estudos, o misto de nervosismo e ansiedade eram os sentimentos mais presentes entre os candidatos que aguardavam a abertura dos portões no primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), neste domingo (5). Em Londrina, alguns preferiram chegar bem cedo para não correrem o risco de ficar do lado de fora. Outros escutavam músicas ou manuseavam os celulares como forma de passar o tempo e relaxar. Era possível ver diversos pais acompanhando os filhos também e dar um abraço. "É a primeira vez que faço a prova valendo, porque no ano passado foi como treineiro. Ter uma ideia de como é a prova, além de estudar bastante, traz uma segurança maior. No geral, acho que estou tranquilo", disse o candidato Marlon Salim, de 17 anos, que está tentando ingressar no curso de Ciências da Computação.

Depois de fazer prova como treineiro no ano passado, candidato Marlon Salim se diz mais confiante
Depois de fazer prova como treineiro no ano passado, candidato Marlon Salim se diz mais confiante | Foto: Gustavo Carneiro



A candidata Natália Novelli, de 17 anos, acompanhada da mãe Daniela Novelli, apesar de fazer a prova como treineira, já começa a sentir a pressão por uma boa nota e ingressar em uma universidade. "Durante todo o ano, tentei deixá-la bem tranquila com relação à obrigação para não aumentar ainda mais a cobrança que paira sobre ela. Nessa época, os adolescentes ficam muito nervosos, porque eles pensam que não há mais outra alternativa. Essa pode ser a primeira frustração que vão passar na vida e os pais precisam estar ao lado", comentou a mãe. A posição deixou a jovem confiante e um pouco mais calma para realizar a prova. "Estudei muito e me preparei, mas tenho receio da redação", confessou. O Paraná registrou um número de 287.828 participantes, de um total de 6,73 milhões em todo no país. Somente em Londrina foram 17,4 mil inscritos.

Além da redação cujo tema é "Desafios para Formação Educacional de Surdos no Brasil", os candidatos precisam responder 90 questões de linguagens (língua portuguesa e língua estrangeira) e ciências humanas (geografia, história, filosofia, sociologia e conhecimentos gerais). Por sua vez, as provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias serão aplicadas no próximo domingo (12). O gabarito oficial do primeiro dia será publicado até quinta-feira (9) no portal do Inep. As notas do Enem 2017 servirão como principal requisito para os processos seletivos dos programas do MEC (Ministério da Educação), que dão acesso ao ensino público superior, distribuem bolsas de estudo (integrais e parciais) e financiam cursos em faculdades particulares: Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).