Celebração lotou a Catedral Metropolitana de Londrina
Celebração lotou a Catedral Metropolitana de Londrina | Foto: Roberto Custódio



A Catedral Metropolitana de Londrina ficou lotada na tarde deste domingo (15) para a missa solene de despedida do arcebispo d. Orlando Brandes, administrador diocesano de Londrina. Ele assume a Arquidiocese de Aparecida (SP) no dia 21 de janeiro. Além de padres e bispos da região, também participaram da celebração o reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre João Batista de Almeida, e o administrador ecônomo do Santuário, padre Daniel Antônio.

O arcebispo agradeceu o apoio que recebeu do clero e da comunidade durante os mais de 10 anos que esteve à frente da Igreja em Londrina. "O sentimento é de gratidão, porque recebi muita colaboração e levo boas recordações do que aconteceu tanto em nível interno da Igreja quanto da sociedade. Aqui é muito fácil dialogar com a sociedade e com os políticos", afirmou d. Orlando.

Ele espera que projetos como o das Santas Missões Populares (SMP), dos grupos bíblicos de reflexão (GBR) e de visitação das casas tenham continuidade e que o seu substituto seja recebido de coração aberto pela comunidade. "É preciso esperar o novo bispo com oração e coração aberto para que ele possa desenvolver a sua missão nesta arquidiocese", disse.
O arcebispo acompanhava de perto as formações das pastorais e dos grupos, principalmente das SMP e dos GBR, o que vai deixar saudade para alguns fiéis. "Ele estava sempre presente nas formações. Não adianta só implantar, tem de participar. A ovelha tem que estar com o seu pastor. E ele estava sempre conosco", afirmou o conferente Luiz Carlos Souza, de 53 anos, que participa das SMP.

A professora Carmem Correia, de 61 anos, recorda que semanas antes do anúncio da nomeação de d. Orlando, ele havia ministrado uma formação sobre Nossa Senhora Aparecida para os membros da Equipe Nossa Senhora de Londrina (ENS). "Ele é uma pessoa excepcional, que vai deixar saudade. Mas como vamos sempre a Aparecida, vamos encontrá-lo", disse Carmem.

O pároco da Catedral Metropolitana de Londrina, monsenhor Bernard Carmel Gafá, definiu d. Orlando como um entusiasta, que está sempre preocupado com a formação do clero.

SUBSTITUTO
O nome do novo arcebispo de Londrina ainda é uma incógnita. Segundo d. Orlando, o processo de escolha está iniciando e pode demorar até um ano. Enquanto isso, um administrador apostólico será definido pela Nunciatura Apostólica do Brasil (espécie de embaixada do Vaticano), em Brasília, ou pelo Colégio Consultor da Arquidiocese.
Essa definição pode demorar entre oito e dez dias. "A escolha do novo administrador só pode ser feita depois que eu assumir. Até o dia 20 de janeiro, continuo como administrador de Londrina", explicou o arcebispo.
D. Orlando vai substituir o cardeal Raymundo Damasceno, que havia renunciado em 2012, por motivo de idade, quando completou 75 anos. "No ano da Misericórdia, Deus teve misericórdia comigo, confiou em mim e me mandou para esse novo trabalho por misericórdia", disse.
Natural de Urubici (SC), d. Orlando foi ordenado padre em 1974. Em 1994, foi nomeado bispo de Joinville e foi transferido em 2006 para Londrina pelo papa Bento 16, para substituir d. Albano Cavallin.