Curitiba - Para o cientista político e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Emerson Cervi, a disputa entre a Sesp e o Gaeco teve origem nacionalmente, com a discussão sobre a aprovação ou não da PEC 37, que previa a limitação do poder de investigação do Ministério Público, no meio do ano passado.
Ele pondera que, posteriormente, esta queda de braço acabou acirrando a situação no Paraná, principalmente após o anúncio da implantação do sistema de rodízio. "O rodízio dos policiais acabou reforçando o conflito entre as instituições. Foi um estopim. Uma disputa entre o secretário e promotores do MPPR, que culminou na não renovação da licença do procurador para permanecer no cargo no Executivo", disse.
Para Cervi, a determinação do rodízio inviabilizaria procedimentos de longa duração, atrapalhando diversas investigações. Entretanto, ressaltou, a decisão de suspender a medida, assim como modificar a forma de indicação e designação de policiais para o Gaeco, pode ter consequências políticas. "Se isso realmente acontecer, o governador estará passando por cima do secretário de Segurança, que está envolvido diretamente nesta disputa", afirmou.
Inclusive, Cid Vasques não participou da reunião realizada na quarta-feira entre Beto Richa, Gilberto Giacóia, o chefe de gabinete do governo estadual, Deonilson Roldo, e a secretária de Justiça, Maria Tereza Uille Gomes. O secretário de Segurança só se reuniu com o governador na manhã de ontem.

Governo
Em nota oficial, o governo aponta que Richa "reafirmou o interesse em manter a cooperação com o MP em relação ao Gaeco". Além disso, a nota ressalta que o governador estuda a "possibilidade de ampliar a cessão de policiais". Mesmo sem ter participado da reunião, Cid Vasques é citado na nota oficial, em que Richa destaca "o bom desempenho que o secretário vem apresentando, com a redução dos índices de homicídios no Estado, dentre outras atuações relevantes".
A assessoria da Sesp informou que Vasques não vai se manifestar sobre o assunto porque está em período de férias, e retorna na próxima segunda-feira.(R.C.J.)